Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora de Bom Jesus ministra palestra em congresso no México
Início do conteúdo da página

Professora de Bom Jesus ministra palestra em congresso no México

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Professora Lilian Silva Catenacci, responsável pelas disciplinas de Clínica e Manejo de Animais Silvestres da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, participou do 17º Congresso Veterinário de Léon no México. O evento aconteceu entre os dias 2 e 8 de agosto e concentrou os pesquisadores mais renomados na Medicina Veterinária. O congresso mexicano é considerado o terceiro maior Congresso de Veterinária do Mundo, atrás somente do North American Veterinary Conference (NAVC, Orlando, Fl) e do Western Veterinary Conference (WVC, Las Vegas, NV).

Somente dois professores brasileiros foram conferencistas no evento. A professora da UFPI representou também a Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS), no qual faz parte da diretoria desde 2008. Ela ministrou palestra na área de Medicina de animais silvestres e de zoológico, moderou as atividades da sala de animais silvestres. "Achei importante participar do evento e estar ao lado de pesquisadores que são referência na área de animais silvestres e que, futuramente, poderão ser nossos parceiros em projetos, estágios e novos eventos", ralata a professora Lilian Catenacci. Ela conta ainda que já existe a perspectiva dela ministrar palestra em 2014 em um evento organizado em Trindad-Tobago.

Durante a atividade do Congresso, montou-se uma equipe para realizar a avaliação clínica de um urso-polar, uma onça parda e uma onça-preta. Estes animais estão ameaçados de extinção e são considerados um dos mais perigosos das Américas. "Para este procedimento, tínhamos uma equipe com profissionais dos EUA, Argentina, Brasil e México, sendo portanto, possível realizar anestesia inalatória, endoscopia, ultrassonografia, radiografia e exames laboratoriais. Foi um grande evento", disse a docente.

Nessa edição o evento contou com a presença de mais de 7 mil pessoas e palestras simultâneas em 13 salas diferentes.

Fim do conteúdo da página