Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lei cria Função Comissionada de Coordenação de Cursos
Início do conteúdo da página

Lei cria Função Comissionada de Coordenação de Cursos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de hoje (18) a Portaria n° 1.172, que traz a resolução que estabelece a criação da Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, destinada aos coordenadores de curso de graduação e pós-graduação stricto sensu das Instituições Federais de Ensino. Para a Universidade Federal do Piauí foram destinadas 135 FCC's.

A FCC é resultado do Projeto de Lei (PL 2134/2011), que dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e função gratificada no âmbito do Ministério da Educação (MEC), destinados às Instituições Federais de Ensino. A grande novidade desta PL era a criação da Função Comissionada de Coor­denação de Curso (FCC), no valor de R$ 770,00 reais, destinada aos docentes que exerce­rem a atividade de coordenação de cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação stricto sensu.

Hoje, com a publicação da Lei Ordinária 12.677, a FCC é uma realidade. Os docentes que até então assumiam a coordenação dos cursos de graduação e pós- graduação (mestrado e doutorado) stricto sensu com grande responsabilidade, mas sem a remuneração funcional, agora, contarão com uma  gratificação específica.

O reitor da UFPI, Luiz Júnior, destacou o empenhado da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na luta pela criação desta função comissionada e agradeceu o empenho de todos os coordenadores de cursos da UFPI que atuaram antes mesmo da aprovação dessa lei. " A Andifes fez um trabalho louvável incentivando a expansão na graduação e na pós-graduação. Agradeço também a participação de todos que atuaram nessa expansão na UFPI, principalmente os coordenadores de cursos que atuaram antes mesmo da aprovação dessa lei", disse.

Para o reitor, com a publicação da lei que cria as FCC's o governo federal coroa o trabalho e a dedicação dos coordenadores de cursos ao autorizar a remuneração. Ainda segundo o Luiz Júnior, as FCC's serão implantadas imediatamente na UFPI.

O reitor da Universidade Federal do Piauí divulgará oficialmente a Função Comissionada de Coordenação de Cursos, nesta sexta-feira (21), às 9 horas, no Salão Nobre da Reitoria, junto aos coordenadores de cursos e diretores de departamento.

Confira aqui a Portaria n° 1.172, publicado no Diário Oficial da União, que trata da Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC em Instituições Federais de Ensino.

 

Fim do conteúdo da página