Competição mobilizou estudantes no Campus Ministro Reis Velloso
Ocorreu neste domingo (28) a entrega de medalhas às equipes melhor classificadas, que participaram da etapa piauiense da Olimpíada Brasileira de Robótica. As disputadas foram realizadas durante o primeiro ArtTRON, evento que integrou Tecnologia, Cultura e Arte, no Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba.
Realizada pelo Laboratório de Neurofísica da UFPI, o Conselho Estadual da OBR/Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso, a atividade realizada de sexta a domingo, contou com palestras sobre tecnologia, atrações culturais e a etapa das tarefas práticas da OBR.
Participaram da solenidade de entrega de medalhas a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o coordenador do Laboratório de Neurofísica da UFPI, Prof. Dr. Gildario Dias Lima; a coordenadora do Conselho Estadual da OBR, Karla Giovanny Moura Barbosa; o superintendente da Ciência & Tecnologia da SEDET, Thiago Carvalho de Sousa; o presidente da arbitragem da etapa OBR, o presidente da arbitragem da etapa Piauí da OBR, Professor Rodrigo Baluz; e representando os pais dos estudantes, o Superintendente de Urgência e Emergência de Parnaíba, Wilson Cabral.
Estudante comemora bom desempenho na realização da tarefa prática
No último dia de disputa, as equipes tiveram de executar o percurso da terceira pista da competição, com um maior nível de dificuldade. A disputa foi por pontuação corrida. Somaram pontos ultrapassar obstáculos, completar o percurso, e fazer a tarefa em até 5 minutos. O menor tempo gasto na prova é critério de desempate. A competição destacou as três melhores equipes quanto ao maior número de pontos obtidos entre o níveis 1 (ensino fundamental) e nível 2 (ensinos médio e técnico).
Os campeões do nível 2 foram: medalha de ouro – equipe Robot Wonder; medalha de prata, Alpha Tron; e Integrada Lego Teen, conquistando a medalha de bronze. Já no nível 1, as equipes de destaque foram: medalha de ouro - Integrada Lego Teen 8.9; medalha de prata, Delta Tron; e medalha de bronze - Integrada Lego Teen 6.7. Três equipes irão representar o Piauí na etapa regional da OBR, que ocorre em Recife: o primeiro e o segundo colocados do Nível 1; e o primeiro colocado do Nível 2.
Também houve premiação com medalhas nas categorias robustez, inovação, elegância, dedicação, colaboração, escola pública, escola particular e escola estreante.
Vice-Reitora Nadir Nogueira acompanhou todo o evento em Parnaíba
Para a Vice-Reitora da UFPI, Nadir Nogueira, participar das competições de robóticas dá aos estudantes um pódio sem comparação. “Vocês estão vivenciando a perspectiva de uma educação inclusiva e contemporânea, que vai modificar a vida de cada um. Trará benefícios que nenhuma outra ação produzirá; é capaz de modificar cenários onde vocês estão inseridos; e dará a vocês um diferencial para chegarem ao Ensino Superior”, avaliou.
Primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica a acontecer fora das capitais
Este ano, 70 equipes, com 4 competidores cada uma, concorrem a três vagas divididas em dois níveis, fundamental e médio/técnico. Dessas equipes, 50 são da cidade de Parnaíba e as demais, de Teresina e de Picos.
O evento apostou no diálogo interdisciplinar entre Arte & Tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens. Surgiu como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais.
Prof. Gildario Lima, coordenador do ArtTRON, comemora sucesso do evento
“Foi uma demonstração de que dá certo! E ano a ano encontramos mais espaço para inserir a robótica entre a população”, finalizou o Gildario Lima, coordenador do ArtTRON.
Confira mais fotos
Equipe Integrada Lego Teen 1.0 recebeu medalha de bronze
Equipe Alpha Tron festeja medalha de prata conquistada
Meninas integraram equipes de destaque na competição
Equipe Integrada Lego Tim 8.9 se destacou na modalidade Inovação