Com o intuito de estimular o intercâmbio internacional, assim como esclarecer a oferta de bolsas de estudo, realizou-se na manhã desta quinta-feira (01), uma palestra com a Assessora de Informação e Cultura do Consulado do Japão, em Belém (PA), Rosa Kamada. A discussão, que apresentou informações acerca das bolsas de estudo oferecidas pelo governo japonês aos estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), faz parte da programação da XV Semana Cultural do Japão no Piauí.
Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama
Em seu pronunciamento, a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama, ressaltou a importância de aprender a língua inglesa com o objetivo de conquistar metas no exterior. “Todos aqueles que desejam uma chance para ir ao Japão ou qualquer outro país, têm que estudar com afinco a língua inglesa. Conheço a prova aplicada pelo consulado japonês em Belém, e resulta em um exame que exige bagagem, portanto, é preciso se dedicar ao máximo para angariar esta oportunidade”, pontuou.
Assessora de Informação e Cultura do Consulado do Japão, em Belém (PA), Rosa Kamada
A Assessora do Consulado do Japão, Rosa Kamada, afirma que a proposta de bolsas é voltada aos estudantes de graduação, pós-graduação e outras circunstâncias para qualificação. “O governo japonês oferece essa oportunidade, por meio de concursos. Então, anualmente nós inscrevemos estudantes do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, ou seja, todos os estados que estão sob a jurisdição do consulado em Belém. Após a etapa de inscrição, a seleção consiste em triagem de documentos, prova escrita e entrevista na língua inglesa ou japonesa”, explicou.
Estudante do Curso de Letras, Isabella Nojosa
Para a estudante do Curso de Letras, Isabella Nojosa, a palestra foi o momento para conhecer a oportunidade de intercâmbio ao Japão. “Tenho interesse de não só conhecer o Japão, mas poder visitar outros países. E a discussão de hoje me chama atenção, porque a cultura japonesa é bem diversa e diferente da nossa”, finalizou.
Palestra aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT)