Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrandos apresentam dissertações sobre o filósofo W.V.Quine
Início do conteúdo da página

Mestrandos apresentam dissertações sobre o filósofo W.V.Quine

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Os mestrandos Daniel Ramos dos Santos e Leonardo Bruno Vieira Santos, orientandos da Profª Drª Maria Cristina de Távora Sparano, defenderão suas dissertações de mestrado, respectivamente, nos dias 21/9 e 24/9. O tema dos referidos trabalhos é o filósofo americano W. V. Quine.

W. V. Quine, filósofo norte-americano

Quine foi um dos mais influentes filósofos e lógicos norte-americanos do século XX, considerado o maior filósofo analítico da segunda metade deste século.

W.V. Quine pertenceu à tradição da filosofia analítica ao mesmo tempo que foi um dos principais proponentes da visão que a filosofia não é análise conceitual. Quine lecionou filosofia e matemática durante toda a vida na Universidade de Harvard, onde foi titular da Cadeira de Filosofia Edgar Pierce de 1956 a 1978.

Entre seus principais escritos encontra-se "Dois dogmas do empirismo", o qual ataca a distinção entre juízos analíticos e sintéticos e defende um holismo epistêmico,quiçá semântico, e Word and Object, o qual aprofundou tais posições e introduziu a famosa tese da indeterminação da tradução.

Fim do conteúdo da página