Teve início na noite desta quarta-feira (21), o evento "A historicidade dos processos comunicacionais: IV Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros”. O evento, que se estende até esta sexta-feira (23), tem por intuito discutir os processos comunicacionais do ponto de vista da historicidade. A programação do encontro foi ainda precedida pelo pré-evento “I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação”, que teve suas atividades desenvolvidas nos dias 19 e 20 de setembro no auditório Salomé Cabral (CCE/UFPI).
Primeira mesa do evento com Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, Prof. Dr. Elton Antunes e Prof. Dr. Bruno Martins
Iniciando a série de discussões, a primeira mesa trouxe a temática “Linguagem, sentido e figuras do contexto na historicidade de fenômenos comunicacionais”. A conferência foi mediada pela Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo.
Entre os debatedores estava o Prof. Dr. Bruno Martins. O docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deu início a sua fala apresentando o trabalho partilhado entre os pesquisadores Ana Paula Goulart e Elton Antunes. “Nós trouxemos um resultado parcial do texto. Então, a proposta deste trabalho é aproximar indagações diárias e conceitos relativamente distintos, a partir das nossas experiências como pesquisadores. Ao exemplo do conceito de contexto, nós procuramos problematizar a ideia de contexto como um estabilizador para as narrativas dos meios de comunicação e um estabilizador para a própria história”, afirmou.
Em sequência, o Prof. Dr. Elton Antunes continuou a discussão na mesa. “É fundamental ter uma dominância na nossa perspectiva de análise dos fenômenos comunicacionais para pensar o contexto dentro de certas abordagens como as ciências sociais, a história e o campo das linguagens. Então, nós estamos nos apoiando em determinados autores não necessariamente dominantes em cada campo, mas que ajudem a romper a perspectiva naturalizada do contexto”, pontuou.
Programação acontece no Executive Flat
Durante esta quinta-feira (22) serão promovidas as mesas “A instabilidade temporal do contexto: perspectivas em diálogo” e “Comunicação, Historicidades e Temporalidades” nos horários de 9 às 11h e 11 às 13h, respectivamente.
O IV Encontro de Grupos de Pesquisas Brasileiros é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC/UFPI), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI), além do apoio da CAPES, CNPQ e FAPEPI.
Confira a programação.