FADEX estuda parceria com SUPARC

WhatsApp Image 2016 09 19 at 10.50.05 1 1024x575

O superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), o Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, e o coordenador do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Prof. Dr. Samuel Pontes do Nascimento, se reuniram, nesta segunda-feira (19), com a superintendente de Parcerias e Concessões, Dra. Viviane Moura. O objetivo do encontro foi apresentar os serviços que a Fundação executa e conhecer as áreas de atuação da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), para discutir a celebração de parcerias entre a Suparc e a UFPI, por meio da Fadex.

A Suparc é responsável pelo gerenciamento do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado do Piauí. A UFPI e a Fadex têm interesse em auxiliar nas pesquisas e trabalhos desenvolvidos pela superintendência. De acordo com Lívio Nunes, a Fadex tem o know-how reconhecido no trabalho de consultoria, execução financeira e orçamentária, acompanhamento de licitações, prestação de contas e realização de eventos. “A Fadex está apta a realizar parcerias com o Estado, dentre elas a realização de pesquisas e estudos de viabilidade técnica para a implementação de PPPs”, informou o superintendente.

Fadex e Suparc estão articulando a realização de um workshop, previsto para o mês de novembro deste ano, para apresentar a cartela de oportunidades que os dois órgãos possuem, visando fazer despertar o interesse de multiprofissionais pela pesquisa e pelas oportunidades de mercado dos dois setores.

Na oportunidade, a Dra. Viviane Moura apresentou exemplos de PPPs que já vêm sendo executadas no Estado e observou a necessidade de explicar aos diferentes segmentos da sociedade o que é o programa, porque ele é necessário, como foi pensando, sua importância, oportunidades e nichos de mercado. “É importante entender como se estruturam os estudos de parcerias público-privadas”, explicou Viviane Moura.  A chefe da Suparc ressaltou que trabalhar com fundações de apoio gera respaldo junto aos órgãos de controle e credibilidade junto à União.

O Prof. Dr. Samuel Pontes acrescentou que a Fadex está pronta para realizar parcerias com os mais diversos segmentos da sociedade, visto que por ser uma fundação que há 11 anos apoia a maior instituição de pesquisa do estado, a UFPI, já possui expertise no acompanhamento de editais, linhas de financiamento e nos estudos de viabilidade técnica. “As PPPs representam um novo horizonte do ponto de vista de recursos e investimentos e a Fadex é uma instituição capacitada para trabalhar estas demandas”, declarou Samuel Pontes.

WhatsApp Image 2016 09 19 at 09.43.26 1024x575

Fonte: FADEX