Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI é finalista na 54ª edição do Prêmio Jabuti
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI é finalista na 54ª edição do Prêmio Jabuti

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O professor Dr. João Kennedy Eugênio, do departamento de História da Universidade Federal do Piauí foi anunciado como finalista do 54º Prêmio Jabuti, na categoria Melhor Livro de Ciências Humanas, pela obra "Ritmo espontâneo: organicismo em raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda".

O livro consiste na tese de doutorado do professor e trata-se de um estudo sobre a obra do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, que no contexto da "História Geral da Civilização Brasileira", publicou, em 1972, "Do Império à República", texto que, a princípio, fora concebido como um simples artigo para a coletânea, mas que, com o decurso da pesquisa, acabou por ser ampliado num volume independente.

Sérgio Buarque de Holanda permaneceu intelectualmente ativo até 1982, tendo ainda, neste último decênio, publicado diversos textos. De 1975 é o volume "Vale do Paraíba - Velhas Fazendas" e de 1979, a coletânea "Tentativas de Mitologia". Nestes últimos anos, trabalhou também na reelaboração do texto de "Do Império à República" - que não chegou a concluir. Participou, em 1980, da cerimônia de fundação do Partido dos Trabalhadores.

O prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é a mais tradicional prêmiação de livros no Brasil. O diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Este ano o prêmio contempla 29 categorias.

 

Fim do conteúdo da página