Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia 6º Encontro Caixa de Atletismo Social

UFPI sedia 6º Encontro Caixa de Atletismo Social

Com o intuito de fomentar o atletismo brasileiro e divulgar o esporte, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na tarde desta terça-feira (29) a abertura do 6º Encontro Caixa de Atletismo Social (ECAS). O evento, que é uma promoção do Instituto Joaquim Cruz, acontece pela primeira vez na região Nordeste.

Mesa de abertura do 6º Encontro Caixa de Atletismo Social

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; representando a organização do evento, Prof. Ricardo Vidal; representando o deputado estadual Júlio Arcoverde, o advogado Emerson Daniel; representando a caixa econômica federal, a jornalista Assunção Leal; o atleta Joaquim Cruz; o coordenador local do projeto, Prof. Dr. Marcos Antônio Santos; e o presidente da Federação Piauiense de Atletismo, Prof. Raul Feitosa. Após a composição dos membros da mesa realizou-se 1 minuto de silêncio em homenagem a tragédia com time da Chapecoense.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Durante a sua fala, o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes saudou as autoridades e público presentes, além de destacar as realizações da Administração Superior da Instituição. "Apesar de ser uma instituição jovem com 45 anos, a UFPI tem contribuído com o crescimento da sociedade piauiense. Quando assumimos a gestão da universidade em 2012, a avaliação da Folha de São Paulo mostrou uma ascensão em vários quesitos nos anos seguintes. Em relação ao esporte, nós possuímos atualmente uma pista de atletismo credenciada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), e proximamente iremos concluir o ginásio de badminton, o maior ginásio da América Latina", afirmou.

Atleta Joaquim Cruz

O atleta Joaquim Cruz contou a decisão de promover o Encontro pela primeira vez no Nordeste. As duas últimas edições se realizaram em São Paulo. "Na realidade esse evento é um sonho, porque eu tinha esse desejo de trazer para o Piauí", pontuou. O atleta, que é filho de piauienses da cidade de Corrente, sugeriu à Caixa que promovesse o evento em Teresina.

Representando o deputado estadual Júlio Arcoverde, o advogado Emerson Daniel

O advogado Emerson Daniel justificou a ausência do deputado estadual Júlio Arcoverde. O parlamentar é criador de um projeto de lei que incentiva o esporte. "O esporte é uma importante arma social para melhorar o desenvolvimento da nação, visando aproximar os povos e fazer com que estes exercitem não somente o corpo, mas também a mente para que possam obter resultados expressivos na vida profissional, estudantil e ao lazer", pontuou.

Representando a organização do evento, Prof. Ricardo Vidal

Em seu depoimento, o Prof. Rodrigo Vidal relata a criação do Encontro Caixa de Atletismo Social. "O evento foi iniciado no ano de 2012 em Brasília, na sede do Instituto Joaquim Cruz, nós fizemos as três primeiras edições na capital federal. Na sequência, nós fizemos duas edições em São Paulo. A ideia é reunir os sete medalhistas olímpicos presentes mais o Edson dos Santos que não pode vir, cada um deles é responsável por realizar um projeto social O Encontro acontece anualmente com o objetivo de realizar troca de conhecimento, metodologias e divulgar o atletismo brasileiro, explicou.

Assessora de comunicação da CEF no Piauí, Assunção Leal

A assessora de comunicação da CEF no Piauí, Assunção Leal fala que a empresa é patrocinadora oficial do atletismo no Brasil. " Muitos desses atletas já estiveram no Piauí, por meio de ações realizadas pela Caixa. A empresa tem um calendário de eventos patrocinados, podendo citar a famosa maratoninha da caixa direcionado ao público infantil", finalizou.

Logo em seguida no horário das 15h às 17h os medalhistas olímpicos: Arnaldo de Oliveira, Claudinei Quirino, Cláudio Roberto, Joaquim Cruz, Vanderlei Cordeiro e Vicente Lenílson apresentaram seus trabalhos sociais. O atleta André Domingos iniciou a apresentação do projeto "Velozes em ação".

Após as apresentações os medalhistas participam de atividade integrada para mais de 500 crianças da rede pública de ensino. Lá os atletas irão falar sobre a importância de ser cidadão e da prática de esportes. O Encontro encerra com volta olímpica às 18h30 na pista de atletismo da UFPI.

Confira mais fotos:

fotoatletismo.jpg

fotoatletismo02.jpg

*Créditos:

Foto destaque: Walter Guimarães (Instituto Joaquim Cruz)

"Confira mais fotos": Walter Guimarães (Instituto Joaquim Cruz)