Café da manhã na gráfica da UFPI.
Na manhã desta segunda-feira (06), foi realizado um café da manhã na Gráfica da Universidade Federal do Piauí, a fim de comemorar o dia desta profissão tão importante e relevante para a comunidade acadêmica. Estiveram presentes o Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, a Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, Pró-Reitores entre outros membros da Administração Superior, servidores técnico-administrativos e colaboradores do setor.
No dia 7 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Gráfico. Mesmo com as inovações tecnológicas ganhando espaço na sociedade, o papel ainda é um dos materiais mais utilizados no dia a dia. E, para a produção gráfica de livros, documentos, entre outros artefatos, o gráfico é a peça chave de todo o processo.
No evento, foram apresentados os equipamentos adquiridos para a gráfica, como a grampeadeira, picotadeira, plastificadores e a termolaminora. Além disso, foram citados as realizações já feitas como a pintura, reforma da cozinha e da sala de revelação, troca de pias de lavagem da sala de impressão e da sala de chapas. Estão previstos também, o complemento para CTP (Computer to plate), a mudança dos aparelhos de ar-condicionado, construção do depósito de químicos, aquisição de transformadores para ligação e reforço de equipamentos e a implementação de um sistema de controle de estoque, consumo, previsão de compras e custos de impressão.
Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes
Em sua fala, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, ressalta o trabalho da gráfica para a comunidade acadêmica."A importância da revitalização da gráfica, além de melhorar a comunicação da comunidade acadêmica da UFPI. Tudo que é escrito e publicado, sai da gráfica da universidade e a estruturação ainda não terminou. Melhoramos a infraestrutura, as condições de trabalho e a gráfica consegue atender às demandas da universidade", declarou.
Superintendente de Comunicação Social – Professora Dra. Jaqueline Dourado
Segundo a Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, essas transformações ocorridas na gráfica são essenciais. “Nós estamos implementando mudanças a longo, médio e curto prazo na gráfica. Todos esses procedimentos são necessários para beneficiar a comunidade acadêmica na publicação de impressos para eventos, material de expediente, pós-graduação e etc. Por isso, a gráfica deve estar devidamente equipada e o ambiente de trabalho deve ser o melhor possível”, afirma.
"A ideia é divulgar tudo que é produzido pela universidade tanto na comunidade universitária, tanto lá para fora", Coordenador da Gráfica UFPI – Prof Dr. Newton Freitas
A gráfica da instituição têm como objetivo atender às demandas do corpo docente e discente, por meio da produção de itens gráficos, como livros, envelopes, protocolos e etc. Para o Coordenador da gráfica, Francisco Newton Freitas, outra função significativa é a divulgação dos materiais produzidos na Universidade. “Os produtos gráficos, em tese, são produzidos pelos pesquisadores e materializados aqui, como forma de divulgação tanto para dentro da UFPI, como para fora dela”, declarou.
Seu Antônio Francisco Soares, Funcionário – Técnico em arte gráfica
Atualmente, a gráfica conta com dezoito funcionários, divididos em diversas funções: Impressão, composição, paginação, fotogravação e entre outras. Antônio Francisco Soares, um dos servidores que estão há mais tempo no espaço gráfico da instituição, fala sobre a importância da profissão. “Sem dúvidas, é uma das profissões que pouco se vive sem ela, pois ainda hoje, tudo é impresso. Mesmo com as evoluções tecnológicas, ainda existe uma grande necessidade de se usar papel.”, afirma o profissional com mais de 40 anos de experiência na área.