Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do XXI Seminário de Iniciação Científica da UFPI

Abertura do XXI Seminário de Iniciação Científica da UFPI

A solenidade de abertura do XXI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no auditório do Centro de Tecnologia - CT. Compareceram ao evento alunos de iniciação científica, professores-pesquisadores, diretores de centros e campi, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e convidados.

O Seminário de Iniciação Científica é a ocasião em que alunos e orientadores, que participam dos programas de iniciação científica da instituição (PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, IVC - Iniciação Científica Voluntária, PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, PIBIC Ensino Médio), apresentam suas pesquisas. Na sua vigésima primeira edição serão apresentados os resultados parciais ou concluídos de 810 pesquisas. Destes, 39 serão apresentados na modalidade oral e os demais expostos em pôsteres.

Divididos em três áreas de conhecimento (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes / Ciências Exatas da Terra e Engenharias / Ciências da Vida), os alunos dos programas PIBIC, ICV e PIBIC-Ensino Médio apresentarão nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, respectivamente, seus trabalhos à comissão de avaliação dos programas, composta por membros do CNPq e professores da UFPI.

O reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, recepcionou os participantes e parabenizou os gestores, os alunos e os professores que constroem a história da pesquisa científica na universidade. Primeiro ex-aluno-doutor egresso a ocupar a função de reitor na Instituição, Luiz Júnior, falou da alegria em contribuir, como gestor, para ampliação e consolidação dos programas de iniciação científica. "Quando assumi a função de reitor, o baixíssimo número de participantes em programas de pesquisa me incomodava. Não pensei duas vezes em provocar a comunidade acadêmica a desenvolver a pesquisa dentro da Instituição. Hoje, estamos desenvolvendo pesquisa de ponta em todos os campi da Universidade Federal do Piauí", declarou.

O XXI Seminário de Iniciação Científica acontece até sexta-feira (26) no Espaço Noé Mendes e Rosa dos Ventos do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Programação.