Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do XXI Seminário de Iniciação Científica da UFPI
Início do conteúdo da página

Abertura do XXI Seminário de Iniciação Científica da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A solenidade de abertura do XXI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no auditório do Centro de Tecnologia - CT. Compareceram ao evento alunos de iniciação científica, professores-pesquisadores, diretores de centros e campi, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e convidados.

O Seminário de Iniciação Científica é a ocasião em que alunos e orientadores, que participam dos programas de iniciação científica da instituição (PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, IVC - Iniciação Científica Voluntária, PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, PIBIC Ensino Médio), apresentam suas pesquisas. Na sua vigésima primeira edição serão apresentados os resultados parciais ou concluídos de 810 pesquisas. Destes, 39 serão apresentados na modalidade oral e os demais expostos em pôsteres.

Divididos em três áreas de conhecimento (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes / Ciências Exatas da Terra e Engenharias / Ciências da Vida), os alunos dos programas PIBIC, ICV e PIBIC-Ensino Médio apresentarão nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, respectivamente, seus trabalhos à comissão de avaliação dos programas, composta por membros do CNPq e professores da UFPI.

O reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, recepcionou os participantes e parabenizou os gestores, os alunos e os professores que constroem a história da pesquisa científica na universidade. Primeiro ex-aluno-doutor egresso a ocupar a função de reitor na Instituição, Luiz Júnior, falou da alegria em contribuir, como gestor, para ampliação e consolidação dos programas de iniciação científica. "Quando assumi a função de reitor, o baixíssimo número de participantes em programas de pesquisa me incomodava. Não pensei duas vezes em provocar a comunidade acadêmica a desenvolver a pesquisa dentro da Instituição. Hoje, estamos desenvolvendo pesquisa de ponta em todos os campi da Universidade Federal do Piauí", declarou.

 

O XXI Seminário de Iniciação Científica acontece até sexta-feira (26) no Espaço Noé Mendes e Rosa dos Ventos do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Programação.

Fim do conteúdo da página