Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos expõem trabalhos durante o XXI Seminário de Iniciação Científica

Alunos expõem trabalhos durante o XXI Seminário de Iniciação Científica

Alunos de todos os campi da Universidade Federal do Piauí envolvidos em projetos de pesquisas como PIBIC, PIBID, IC, ICV estão expondo seus trabalhos durante o XXI Seminário de Iniciação Científica, realizado no período de 24 a 26 de outubro de 2012, no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

As apresentações foram dividas por áreas de conhecimento e estão acontecendo nos espaços Rosa dos Ventos (Ciências Humanas, Sociais, Aplicadas, Letras e Artes) e Noé Mendes (Ciências da Vida, Exatas, da Terra e Engenharias). Sob a supervisão dos orientadores, os alunos expõem por meio de pôsteres e apresentação oral as pesquisas desenvolvidas.

Entre os expositores está a aluna do 5º período do curso de História, campus Teresina, Lorena Maria de França Ferreira. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Lorena apresentou o trabalho "Práticas e discursos sobre a infância teresinense nas últimas décadas do século XIX e na primeira metade do século XX" sob orientação do Prof. Dr. Pedro Vilarinho. Durante a pesquisa, a aluna constatou que a educação escolar é revelada como um importante mecanismo para almejada formação infantil, por meio da qual, além do conhecimento científico, era possível a civilização dos corpos e dos costumes, e também do moralismo.

Prof. Dr. Pedro Vilarinho e a aluna de História Lorena Maria de França Ferreira

Como orientador, o Prof. Pedro Vilarinho, afirma que a iniciação científica é um dos projetos mais importantes da graduação. "É por meio da iniciação científica que você começa a despertar alguns talentos, o interesse dos alunos pela pesquisa, pela busca de documentos, o aprofundamento de leituras, ou seja, a produzir conhecimento com caráter científico", explicou.

Os trabalhos são analisados por uma comissão de avaliadores composta por profissionais e pesquisadores de cada área específica. A professora e pós-doutora Neuza Cristina dos Santos Perez, docente de curso de Psicologia do campus de Parnaíba, participa pela primeira vez como avaliadora e destacou a qualidade dos trabalhos. "A organização de eventos com o porte da Iniciação Científica é muito grande. A qualidade dos trabalhos está muito boa. Podemos ver a articulação entre graduação, pesquisa e extensão cada vez mais presente nos trabalhos que estão sendo apresentados. São ações como essa que fazem com que a pesquisa cresça, além de preparar o aluno para eventos a nível nacional e até internacional", disse a professora que recentemente teve uma aluna contemplada com bolsa Jovens Talentos.

Além de apresentar os seus trabalhos, os alunos puderam assistir palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional como o Prof. Dr. Ulysses Paulino de Albuquerque (UFPE), Prof. Pós-doutor Ivan Barbosa Machado Sampaio (UFMG) e Prof. Dr. Jeziel da Silva Nunes (INPI).

A comissão organizadora do evento premiará os três melhores trabalhos de cada área. A premiação acontece hoje (26), à noite, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT).