Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos expõem trabalhos durante o XXI Seminário de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Alunos expõem trabalhos durante o XXI Seminário de Iniciação Científica

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Alunos de todos os campi da Universidade Federal do Piauí envolvidos em projetos de pesquisas como PIBIC, PIBID, IC, ICV estão expondo seus trabalhos durante o XXI Seminário de Iniciação Científica, realizado no período de 24 a 26 de outubro de 2012, no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

As apresentações foram dividas por áreas de conhecimento e estão acontecendo nos espaços Rosa dos Ventos (Ciências Humanas, Sociais, Aplicadas, Letras e Artes) e Noé Mendes (Ciências da Vida, Exatas, da Terra e Engenharias). Sob a supervisão dos orientadores, os alunos expõem por meio de pôsteres e apresentação oral as pesquisas desenvolvidas.

Entre os expositores está a aluna do 5º período do curso de História, campus Teresina, Lorena Maria de França Ferreira. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Lorena apresentou o trabalho "Práticas e discursos sobre a infância teresinense nas últimas décadas do século XIX e na primeira metade do século XX" sob orientação do Prof. Dr. Pedro Vilarinho. Durante a pesquisa, a aluna constatou que a educação escolar é revelada como um importante mecanismo para almejada formação infantil, por meio da qual, além do conhecimento científico, era possível a civilização dos corpos e dos costumes, e também do moralismo.

Prof. Dr. Pedro Vilarinho e a aluna de História Lorena Maria de França Ferreira

Como orientador, o Prof. Pedro Vilarinho, afirma que a iniciação científica é um dos projetos mais importantes da graduação. "É por meio da iniciação científica que você começa a despertar alguns talentos, o interesse dos alunos pela pesquisa, pela busca de documentos, o aprofundamento de leituras, ou seja, a produzir conhecimento com caráter científico", explicou.

Os trabalhos são analisados por uma comissão de avaliadores composta por profissionais e pesquisadores de cada área específica. A professora e pós-doutora Neuza Cristina dos Santos Perez, docente de curso de Psicologia do campus de Parnaíba, participa pela primeira vez como avaliadora e destacou a qualidade dos trabalhos. "A organização de eventos com o porte da Iniciação Científica é muito grande. A qualidade dos trabalhos está muito boa. Podemos ver a articulação entre graduação, pesquisa e extensão cada vez mais presente nos trabalhos que estão sendo apresentados. São ações como essa que fazem com que a pesquisa cresça, além de preparar o aluno para eventos a nível nacional e até internacional", disse a professora que recentemente teve uma aluna contemplada com bolsa Jovens Talentos.

Além de apresentar os seus trabalhos, os alunos puderam assistir palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional como o Prof. Dr. Ulysses Paulino de Albuquerque (UFPE), Prof. Pós-doutor Ivan Barbosa Machado Sampaio (UFMG) e Prof. Dr. Jeziel da Silva Nunes (INPI).

A comissão organizadora do evento premiará os três melhores trabalhos de cada área. A premiação acontece hoje (26), à noite, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT).

 

Fim do conteúdo da página