Consultórios Itinerantes do HU atendem estudantes de escolas públicas

04.04_Consultorios_Intinerantes_essa_foto.jpg

Consultórios Itinerantes

De segunda a sexta-feira, a movimentação é intensa nos containers do Programa Saúde na Escola, fixados em local próximo ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). São atendidas 32 crianças que passam por avaliação odontológica e oftalmológica todos os dias. Se precisar de óculos de grau para alguma correção ocular, a criança já sai com o aparelho.

Desde 2014, são mais de 15 profissionais atuando nos consultórios que realizam ações de atenção à saúde de crianças (de 7 a 12 anos), bem como de jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado. Desenvolvido pelos Ministérios da Educação e Saúde por meio da rede de Hospitais Universitários, o projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Teresina e Governo do Estado do Piauí por meio das Secretarias de Saúde e Educação.

DSC_0083.JPG

Criança sendo atendida no consultório odontologico

As unidades móveis possuem consultórios, recepção, sala de espera, raios X, periféricos, infraestrutura para esterilização do instrumental e laboratório de produção de óculos. Com essa estrutura podem ser feitos, na área oftalmológica: consultas, tonometria, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos, retirada de corpo estranho, entre outros. E na área odontológica: consultas, exames, restaurações com materiais plásticos, endodontias, exodontias, diagnóstico precoce de patologias em tecido duro ou mole, entre outros.

DSC_0086.JPG

Francisco Ferreira Chaves, Cirurgião Dentista do HU

Francisco Ferreira Chaves, Cirurgião Dentista do Hospital Universitário, informou que o número estimado de consultas disponíveis são 16 por turno, todos os dias. “O Saúde na Escola funciona em parceria com o Hospital Universitário junto com as prefeituras, atualmente, atendemos a Prefeitura de Teresina, mais já será expandido para outras cidades próximas da capital. A marcação para a consulta é feita pela secretaria de saúde do município, o HU somente repassa para a secretária as condições e faixas etárias dos pacientes que podemos atender aqui nos consultórios. Então, a secretária escolhe as escolas que irão ser beneficiadas e envia alguns estudantes para nosso atendimento. Os consultórios Odontológicos possuem 4 cirurgiões dentistas e 4 técnicos em saúde bucal, e mais uma pessoa da área administrativa, totalizando 9 pessoas envolvidas nesse projeto”, afirmou o Cirurgião.

DSC_0087.JPG

Averinaldo Oscar, técnico em ótica do Consultório Oftalmológico

Averinaldo Oscar, técnico em ótica do Consultório Oftalmológico, disse que os consultórios funcionam de segunda a sexta-feira nos dois turnos, e que sempre estão disponíveis para atender. “Quando as crianças chegam aqui os médicos fazem a consulta necessária como a refração ocular, entre outros, e depois, caso seja necessário, a criança possuir um óculos de grau para alguma correção ocular, o médico já prescreve e o óculos já é confeccionado aqui para a criança, pois, possuímos, além de 2 consultórios oftalmológicos, temos também um laboratório ótico”, ressalta ele.

VISITA_MIN_SAUDE_NO_HU_16_de_17.jpg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal

O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, afirmou que os consultórios itinerantes são uma contribuição da UFPI para ajudar a melhorar a qualidade da saúde pública no Estado. “A Universidade sempre deu o maior apoio para as ações do HU, e essa é uma ação importantíssima, pois vai levar atendimento odontológico e oftalmológico às comunidades carentes de outros municípios que são incapacitadas de se deslocar até Teresina. Isso é a prova de que mais uma vez a nossa Instituição contribui para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo piauiense”,  finalizou o reitor.

DSC_0089.JPG

Equipamentos dos consultórios itinerantes

Os consultórios estão sob a responsabilidade da Unidade de Cabeça e Pescoço do HU-UFPI e funcionam de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 18h. O atendimento poderá ser ampliado para outros municípios. Está em processo um convênio entre o HU-UFPI e as prefeituras dos municípos de Altos, José de Freitas, Demerval Lobão e União para para que estudantes de 7 a 14 anos das escolas municipais destas cidades possam receber atendimento oftalmológico e odontológico. A estimativa é que até 2018 esses consultórios estejam devidamente fixados nessas cidades.