Participantes da reunião no salão nobre da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Aconteceu na manhã de hoje (20), no salão nobre da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a reunião com a Diretora do Instituto Confucius PUC RIO, Qiao Jianzhen, ou também chamada, no Brasil, de Ana. Estiveram presentes na reunião, o Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, a Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado, a Assessora Internacional da universidade, Prof.ª Dr.ª Beatriz Gama e demais autoridades.
Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes
Para o Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a parceria firmada entre as duas instituições possibilitará diversas oportunidades para os interessados em conhecer a cultura chinesa. “O objetivo da vinda da Professora, é a instalação de uma unidade do Instituto Confucius na universidade. Isso vai abrir as portas da china para toda a comunidade acadêmica, pois proporcionará a divulgação da língua chinesa e a possibilidade de intercâmbio em universidades chinesas para o corpo docente e discente da UFPI”, afirma.
Diretora do Instituto Confucius, Professora Ana
A Diretora do Instituto Confucius, Professora Ana, explica a importância da divulgação da língua chinesa, para que se conheça mais sobre o país e possa acontecer os intercâmbios culturais promovidos pela instituição.“O ponto inicial para realizarmos o contato com a China é a realização dos cursos de chinês. A língua é a chave para abrir as portas de outros países, principalmente, para os que desejam realizar intercâmbio. Por isso, estou aqui a convite do Reitor, com o intuito de aproximar a cultura chinesa a toda a comunidade acadêmica da UFPI”, ressalta.
Instituto Confucius
O Instituto Confucius é uma organização educacional pública, sem fins lucrativos, que têm como objetivo promover a língua e a cultura da China, além de facilitar a realização de intercâmbios culturais em todo o mundo. O instituto recebeu esse nome com o intuito de homenagear o famoso pensador e filósofo chinês, Confúcio. No Brasil, existem cerca de 9 institutos, que oferecem cursos de língua chinesa, aplicação de exames de proficiência, ações culturais e entre outras atividades.