Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NTI realizará parada para implantações no sistema virtual acadêmico e administrativo da UFPI

Nesses últimos três anos, o Núcleo de Tecnologia (NTI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vem realizando aprimoramentos no Sistema Acadêmico de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), assim como implementações na rede de WI-FI a fim de aumentar a sua eficácia, implementação do projeto de vídeo monitoramento que aumentou a segurança dentro da instalações da Instituição, além do desenvolvimento de módulos consecutivos do sistema SIGAA. Todas essas modificações exigem a implantação de novos aparelhos aliados a um sistema elétrico capaz de suportar tais mudanças. Devido essa necessidade, no período de 30 de junho, a partir das 8h,  até  às 14h do dia 03 de julho, ocorrerá uma paralização de serviços de infraestrutura e de sistemas.

Todas essas melhorias de funcionalidades do quadro virtual e a demanda da comunidade acadêmica, exigem mais dos equipamentos que realizam o armazenamento e processamento dos dados da Universidade, assim como sistemas de infraestrutura (internet, impressão, etc.) e sistemas (SIGAA, SIGRH, SIPAC, etc.).

DSC_0863.JPG

Central de processamento, armazenamento e distribuição de dados da UFPI

A instalação de novos equipamentos será para suprir a carência de processamento e dados da Instituição, além da adequação de autenticação futura da rede de WI-FI da UFPI. Para a inserção dos novos aparelhos é preciso a realização de uma restruturação no quadro elétrico responsável por abastecer a instância de tecnologia da Universidade. No próximo sábado (30), a Prefeitura Universitária, juntamente com o NTI, irá realizar as mudanças necessárias na estrutura elétrica para a instalação dos novos equipamentos.

DSC_0868.JPG

DSC_0872.JPG

No extremo à direita, o Diretor do NTI, Prof. Dr. Ricardo de Andrade, e a equipe resposavél pela a mudança dos aparelhos

Esta mudança de estrutura provavelmente irá gerar novas paradas, que ainda não possuem datas previstas. No segundo momento, serão instalados outros equipamentos que já se encontram no NTI. E na terceira e última etapa, será feita a transferência dos sistemas para os equipamentos novos.

O Diretor do NTI, Prof. Dr. Ricardo de Andrade, destaca o apoio da administração superior para a realização desse processo. “Gostaria de ratificar o apoio da administração superior, por meio da aquisição de equipamentos, visando promover a ampliação tanto em termo de armazenamento quanto de processamento, bem como de comunicação  em termos de usuários de internet, como apontar soluções com o sistema de autenticação que vai permitir a identificação de cada usuário da comunidade da UFPI no nosso sistema de internet”, declarou.

A nova aparelhagem tratá inúmeros benefícios como menos travamento no sistema, maior quantidade de usuários conectados à internet, e uma gestão mais inteligente do uso desses dados com a autenticação dos usuários.

O Diretor de Infraestrutura do NTI, Mario Cristiano, explica sobre a futura autenticação dos usuários da rede de WI-FI da UFPI. “Nós não podemos mais deixar a internet aberta como ela vem sendo utilizada. Iremos realizar uma espécie de autentificação que é necessária e regimentada por lei. Esse sistema será baseado no SIGAA, continuará a navegar do mesmo jeito, porém não terá mais anonimato, para usar a rede, o usuário terá que se identificar, pois mesmo que a nossa rede seja  pública, é uma rede federal, então temos a obrigação de fazer isso”, afirmou.

DSC_0862.JPG

Diretor de Infraestrutura do NTI, Mario Cristiano, mostra a parte elétrica que será reestruturada

A LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. Art.

1o Esta Lei estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil e determina as diretrizes para atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios em relação à matéria.

Art. 5o Para os efeitos desta Lei, considera-se:

III - endereço de protocolo de internet (endereço IP): o código atribuído a um terminal de uma rede para permitir sua identificação, definido segundo parâmetros internacionais;

IV - administrador de sistema autônomo: a pessoa física ou jurídica que administra blocos de endereço IP específicos e o respectivo sistema autônomo de roteamento, devidamente cadastrada no ente nacional responsável pelo registro e distribuição de endereços IP geograficamente referentes ao País;

V - conexão à internet: a habilitação de um terminal para envio e recebimento de pacotes de dados pela internet, mediante a atribuição ou autenticação de um endereço IP;