Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI participam da inauguração de equipamento pioneiro
Início do conteúdo da página

Professores da UFPI participam da inauguração de equipamento pioneiro

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A convite do Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA e do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará - NUTEC, os professores Francisco Pinheiro e Francisco de Assis estiveram na tarde do dia 19 de novembro na Inauguração da máquina de extração de óleo das vísceras de peixe. O projeto é de autoria do professor José Tarcisio Costa Filho em parceria com a Ekipar Engenharia de Processos Químicos e o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará. A máquina vai permitir ao produtor de pescado o destino ambientalmente adequado dos resíduos produzidos pela atividade da pesca.

O equipamento possibilitará aos produtores de tilápia aumentar a lucratividade do setor, através da geração de renda resultado do aproveitamento das vísceras do pescado que será transformado em óleo de peixe destinado à produção de biocombustível.

Os professores ressaltam a importância de parcerias com outras instituições de pesquisa, possibilitando trazer para a UFPI pesquisas e equipamentos de tal porte. Durante a solenidade estiveram presentes o Deputado Estadual Lula Moraes, Deputado Federal Chico Lopes, Lindberg Moraes (Presidente do NUTEC), Paulo Speller (Reitor da UNILAB) Ricardo Campos (secretário de pesca e aquicultura), René Barreira (Secretário da SECITECE) e Silvano Cavalcante (Petrobrás Biocombustível).

Máquina de Extração de Óleo de Peixe

Prof. Francisco de Assis e Prof. Francisco Pinheiro

O gerente de Suprimento Agrícola da Usina de Biodiesel de Quixadá, Silvano Cavalcante, afirmou, durante o evento, a importância do projeto. "Trata-se de matéria-prima com potencial para produção de biodiesel com ganhos ambientais, além de promover inclusão social", destacou. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

No que tange o crescimento da piscicultura no Piauí, várias localidades têm-se desenvolvido principalmente na criação de espécies não nativas, como é o caso da tilápia em cidades do estado do Piauí (Parnaíba, Floriano, Luís Correia, Piracurura, dentre outras). A propósito, em Floriano, segundo relato de proprietários de criadouros do município, o ingresso de pequenos produtores no ramo da tilapicultura tem-se dado como forma de incrementar a renda familiar, atingindo produção média de 150 kg de peixe/mês, por produtor.

Prof. Francisco de Assis (UFPI), Prof. José Tarcisio (UFC), Prof. Jackson Malveira (NUTEC)

Em Luís Correia (Lago de Sobradinho), as perspectivas dos produtores para o cultivo de peixes no município são as melhores. Nesta localidade, a criação de tilápia em tanques-rede vem assumindo posição de destaque na atividade econômica e no panorama de abastecimento alimentar. Empresários de Luís Correia, nos últimos dois anos, atingiram a marca de 250 tanques-rede com produção mensal de 30 toneladas. Já em Parnaíba, a Associação de Pescadores de Manjuba do Igaraçu (APMI) conta com mais de 30 associados, os quais vêm executando trabalhos voltados ao Projeto de Criação de Tilápia em Tanques-Rede, que traz como objetivo principal, o aumento da produtividade e lucratividade. Outros projetos em parceria com a professora Maria Alexsandra de Sousa Rios (UFPI) estão sendo desenvolvidos de forma a inserir a UFPI neste contexto.

Fim do conteúdo da página