O grave cenário da preservação cultural brasileiro nesses últimos anos vem preocupando todos os ativistas patrimoniais, no sentido de procurar caminhos alternativos para se preservar os acervos e, sabe-se que, infelizmente, o patrimônio moderno vem sendo alvo constante de demolições, descaracterizações, descaso público das instituições preservacionistas. A necessidade em documentar, conservar, divulgar, valorizar e se apropriar é cada vez mais evidente. Dessa forma, esse livro serve como um pequeno e breve registro de memória, de alguns trabalhos selecionados durante a realização do 6º Seminário do Docomomo Norte Nordeste, que foi realizado entre os dias 10 a 13 de agosto de 2016, na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, nordeste brasileiro.
O objetivo do livro é divulgar as pesquisas que tratam sobre a produção, a tectônica, a materialidade, as soluções projetuais, os autores conhecidos ou ainda desconhecidos dos acervos modernos da região, enfim, o rico patrimônio cultural, especificamente, artístico, arquitetônico e urbanístico de cidades como: Manaus, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Campina Grande, Recife, Salvador. Os artigos selecionados e publicados na coletânea procuraram traçar um panorama embasado nos eixos temáticos propostos, expondo por meio das pesquisas realizadas, a diversidade do acervo, bem como, material documental que contribui para a construção de uma história, de uma reflexão sobre a modernidade produzida na região do Norte e Nordeste brasileiro.
PALESTRA SOBRE ARQUITETURA MODERNA EM TERESINA
A palestra busca evidenciar o estado da arte da arquitetura moderna teresinense tratando sobre o resgate das obras mais significativas e os personagens mais emblemáticos do cenário moderno da cidade, como os arquitetos Antonio Luiz, Miguel Caddah, Anísio Medeiros, Acácio Gil Borsoi, Ricardo Roque, Raul Cirne, entre outros.
Observa-se que por ser recente, o acervo moderno passa por sérias descaracterizações e demolições, e a necessidade em trabalhar a importância e o valor desses bens torna-se emergencial. A falta de conhecimento da população e de técnicos envolvidos em intervenções nessas obras tem criado um cenário preocupante.
ALGUMAS OBRAS A SEREM TRATADAS NA PALESTRA
Tribunal de Justiça do Estado (TJ- PI)
Departamento de Estradas e Rodagens- DER
Instituto de Educação Antonino Freire