Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CRA-PI concede Certificado de Honra ao Mérito ao curso de Administração

CRA-PI concede Certificado de Honra ao Mérito ao curso de Administração

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no Salão Nobre da Reitoria, a solenidade de entrega do Certificado de Honra ao Mérito concedido pelo Conselho Regional de Administração (CRA-PI) ao curso de Administração da UFPI, campi Teresina e Parnaíba, em reconhecimento ao desempenho satisfatório alcançado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE 2009. Tanto o curso de Administração do campus Ministro Petrônio Portella, Teresina, como o do campus de Parnaíba, conquistaram nota 4 no ENADE-2009, que corresponde ao conceito "bom", segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Administração Superior da UFPI recebe representantes do Conselho de Administração do Piauí (CRA-PI)

A presidente do CRA-PI, Maria de Lourdes Salmito, realizou a entrega do certificado e explicou que a ação é uma forma de reconhecer o trabalho da direção, dos coordenadores, dos professores e dos próprios alunos. "Para mim, é uma dupla felicidade entregar esse certificado à UFPI, como professora do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas da universidade e como a primeira mulher a ocupar a presidência do CRA-PI. Parabenizo a Instituição, pois os cursos (campi Teresina e Parnaíba) estão entre os melhores do Brasil", disse.
Além da presidente do Conselho Regional de Administração, a cerimônia contou com a presença do Reitor, da Vice-reitora, de Pró-reitores, do Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, do Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas e do Coordenador do Curso de Administração.

O Coordenador do Curso de Administração do campus de Teresina, Prof. Evandro Tajra Hidd, destacou a contribuição do professor Raimundo José, Coordenador do Curso na época da avaliação (2009). O Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas, prof. Elias Caddah Neto, afirmou que a conquista da nota no ENADE e do Certificado coroam a qualidade do ensino no curso, destacando o compromisso dos alunos e dos professores.

Prof. Evandro Tajra Hidd, coordenador do curso de Administração

Prof. Elias Caddah Neto, Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas

Professor Raimundo José, que atualmente responde pela Pró-Reitoroa de Administração (PRAD/UFPI)

Como Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), o Prof. Dr. Pedro Vilarinho, falou da satisfação de chegar ao final da gestão com todos os cursos do centro avaliados com nota acima de 3 no ENADE. "Isso é fruto do trabalho da Administração Superior e da dedicação dos coordenadores, professores e alunos. A universidade deve incorporar a cultura da avaliação como algo positivo. Esse certificado é um reconhecimento do trabalho bem feito. Todo o departamento está de parabéns!", disse.

O Reitor da UFPI, Arimatéia Lopes, manifestou a felicidade de receber o certificado em nome da Instituição e destacou a importância de incentivar a participação comprometida dos alunos no ENADE. " A UFPI está entre as dez Instituições de Ensino Superior com IGC (Índice Geral dos Cursos) acima de 3,  temos potencial para melhorar ainda mais esses índices, isso depende do empenho de toda a Instituição", afirmou. O Reitor finalizou a cerimônia parabenizando os bons resultados alcançados e afirmando que a UFPI está aberta a novas parcerias que contribuam para a melhoria dos índices da universidade.

Conceito de avaliação do ENADE

Os conceitos ENADE são dispostos nas faixas de "1" a "5", sendo que o "5" reflete o padrão máximo de qualidade em cursos de graduação no Brasil (muito bom); o "4" corresponde ao conceito "bom" e o "3" indica que é "satisfatório", atingindo o referencial de qualidade requerido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os conceitos "1" e "2" são insatisfatórios e ensejam a imediata elaboração de um "Plano de Melhorias", seguido de protocolo de renovação de reconhecimento e recebimento de visita de comissões do INEP.

Confira a matéria: UFPI comemora a elevação de seu IGC para faixa 4