Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Colóquio de Literatura Fantástica convida para palestra de encerramento
Início do conteúdo da página

II Colóquio de Literatura Fantástica convida para palestra de encerramento

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O II Colóquio de Literatura Fantástica convida a comunidade acadêmica para a palestra de encerramento a ser proferida pelo Prof. Dr. Saulo Cunha de Serpa Brandão - Macunaíma: Realismo mágico e libertação, que ocorrerá hoje à tarde no auditório Noé Mendes (CCHL- UFPI), às 16h.

O evento teve início na manhã do dia 17 de dezembro e conta com a presença de aproximadamente 150 participantes entre alunos e professores. As atividades se pautam em seminários temáticos, minicursos, ciclos de palestra e comunicações que almejam a difusão e a discussão sobre a Literatura Fantástica e suas vertentes ficcionais no meio acadêmico, bem como a socialização das pesquisas realizadas nesta área.

Segundo Erimar Wanderson da Cunha Cruz, mestrando em Estudos Literários da UFPI, "o fantástico é um fenômeno artístico amplo, múltiplo e inerente à própria natureza particular da Literatura. O discurso do fantástico é um testemunho de provocação à realidade concreta, à possibilidade de representar acontecimentos que parecem romper com a 'lógica' do que se pensa ser o real", explica.

Ele ressalta ainda que o fantástico é um chamamento para o fato de que a realidade não está conclusa e sempre demanda melhoras e aperfeiçoamentos, sendo uma ferramenta de questionamento e reflexão que jamais perdeu ou perderá sua atualidade. Por meio de um relato capaz de unir no ‘véu diáfano de fantasia': o tapete voador de Aladin, a terra iniciática de Macondo e o divino aroma de Gabriela Cravo e Canela; não se trata de uma fuga para um lugar fora do mundo, mas uma privilegiada oportunidade para reavaliar a ideia que fazemos do reino deste mundo", concluiu o mestrando.

O II Colóquio de Literatura Fantástica é uma realização do Núcleo de Literatura Digitalizada da UFPI - NUPLID, do Núcleo de Estudos Portugueses da UFPI - NEP e do Mestrado Acadêmico em Letras, com apoio da UFPI e da FAPEPI.

Confira fotos do evento:

 

 

 

Fim do conteúdo da página