Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI fala de transtornos gestacionais em site nacional
Início do conteúdo da página

Professora da UFPI fala de transtornos gestacionais em site nacional

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

São vários os transtornos psiquiátricos na relação mãe-filho durante o período de puerpério (popularmente conhecido como resguardo). Segundo a professora de Enfermagem da UFPI, Márcia Astrês, a incidência e gravidade dos transtornos psiquiátricos no ciclo gestacional são mais comuns do que se imagina.

"No puerpério ocorrem reações conscientes e inconscientes na mulher envolvendo o seu ambiente familiar e social, ativando ansiedades. Uma das mais importantes é a vivência inconsciente da angústia do trauma do próprio nascimento", explica a professora.

Márcia, juntamente com a professora da UFPI Elaine Cristina e a enfermeira Flayda Isabela, escreveram o artigo científico "Percepção materna sobre transtornos psiquiátricos no puerpério: implicações na relação mãe-filho". O artigo foi recentemente publicado na Revista Brasileira de Enfermagem.

"Os transtornos geram variação no humor, o que pode contribuir para uma depressão. Além disso, há alterações nos níveis de hormônios sexuais circulantes, entre outros. Os serviços e profissionais de saúde precisam ser provocados na efetivação de ações preventivas para minimizar o sofrimento da mulher neste sentido ", alerta Márcia.

Além da revista de enfermagem, profissionais de saúde podem saber mais sobre o assunto através da entrevista concedida por Márcia para a Agência Notisa de Jornalismo Científico. Na entrevista "Fatores que podem causar transtornos psíquicos no puerpério", Márcia fala do artigo e detalha mais sobre os transtornos.

A entrevista foi publicada no site Sescad (www.sescad.com.br) da Artmed. O Sescad é uma plataforma fechada de atualização científica e educação continuada para profissionais de saúde.

Fim do conteúdo da página