Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro comemora vinte anos das ouvidorias universitárias brasileiras

Livro comemora vinte anos das ouvidorias universitárias brasileiras

Em comemoração aos 20 anos da criação da primeira Ouvidoria Universitária Brasileira foi lançado o livro Ouvidoria Universitária no Brasil: vinte anos de experiência. O livro reúne uma coletânea de 16 textos de profissionais que atuam ou atuaram em ouvidorias de Instituições de Ensino Superior - IES do país, dentre eles, a historiadora, professora e atual ouvidora da UFPI, Maryneves Saraiva de Arêa Leão.

A professora integra a obra com o artigo intitulado Ouvidoria e cidadania: um diálogo possível na UFPI - Universidade Federal do Piauí e fala de sua experiência de forma muito positiva. "Acredito que o valor de uma grande Instituição, não está só na sua edificação, na sua estrutura. Ela está também no relacionamento, e quando crescemos em relacionamento, as atitudes feitas com amor e respeito garantem direitos e deveres, facilitam a solução de conflito, norteiam muito o caminho. Para uma instituição universitária uma ouvidoria é um grande passo."

A ouvidora ratifica a importância de ter mediadores em um processo de escuta entre a Instituição, seus servidores, prestadores de serviço e usuários, "Concluo meu artigo dizendo que o serviço de ouvidoria é uma página viva de fragmentos de história de vida, porque quem chega coloca sua reclamação, sua dor, seu questionamento, e é importante que a Instituição cresça neste sentido".