Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Rondon: UFPI participará do maior projeto de extensão universitária do Brasil

projeto_rondon_logo.png

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participará, pela segunda vez, do Projeto Rondon que será colocado em prática em janeiro de 2019, período que a Operação Parnaíba começará suas atividades. O Projeto tem como base a busca por melhores garantias de desenvolvimento sustentável para as comunidades carentes, preocupando-se com o bem-estar da população e contribuindo para a formação de universitários cada vez mais cidadãos e humanitários.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI (PREXC), Profa. Dra. Cleania de Sales, a parceria no projeto Rondon se firmará por meio de edital, que será divulgado nos próximos quinze dias, em nível nacional, para que as universidades concorram apresentando propostas de trabalhos a serem desenvolvidos. "Serão direcionadas seis vagas para as universidades do Piauí, entre federais e estaduais, públicas e privadas. A UFPI participará apresentando proposta de trabalho de extensão junto ao projeto, firmando parceria", informa a Pró-Reitora.

WhatsApp Image 2018 05 16 at 08.36.49 120180518103900

Pró-reitora Cleania de Sales e o Coronel Camilo, do Ministério da Defesa

A Operação Parnaíba foi lançada numa cerimônia no último dia 15, contando com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias. A Operação terá como central de atuação a capital Teresina e é idealizada pela Coordenação Geral do Rondon, em parceria com o Governo do Estado, o 25ª Batalhão de Caçadores de Exército Brasileiro e as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

WhatsApp Image 2018-05-16 at 08.36.49.jpeg

Governador Wellington Dias, Pró-Reitora Cleania de Sales e Presidente da OBA/Piauí Francisco Lucas Costa Veloso

Por meio de alunos e professores atuantes no projeto, as comunidades terão acesso a conhecimentos duradouros. Englobando as áreas de Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde; Comunicação, Tecnologia e Produção; Meio Ambiente e Trabalho; a população terá oportunidade de aprender, apreender e repassar todos os conhecimentos aos quais terão acesso.

De acordo com a Pró-Reitora Cleania de Sales, a UFPI estar vinculada ao projeto não contribui apenas no processo de formação dos seus acadêmicos, mas, acima de tudo, acentua a responsabilidade do seu papel de atuação junto aos setores sociais menos favorecidos, buscando atender as demandas dos mesmos. "O papel histórico como contribuinte à comunidade através de projetos de extensão que a Universidade Federal tem desenvolvido, agora com a participação no projeto Rondon, se fortalece mais.", esclarece.

Nessa terceira participação do Estado, 19 municípios piauienses serão contemplados com o projeto. Entre os órgãos que apoiam a causa solidária está a UFPI, também desempenhando papel importante como contribuinte nessa integração com as comunidades.

O projeto Rondon é considerado o maior projeto de extensão universitária do Brasil. A professora Cleania de Sales diz ainda que o projeto permite o fortalecimento da extensão na Universidade, dando oportunidade de reconhecer o grande papel que a Instituição tem exercido no Piauí. "Eu, como Pró-Reitora de Extensão e Cultura, me sinto honrada, nesse momento, em poder fazer parte da história do projeto Rondon", finaliza.