Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura prédio de Pós-Graduação do CCHL

UFPI inaugura prédio de Pós-Graduação do CCHL

Ampliar o espaço e possibilitar maior conforto aos alunos de pós-graduação. Foi com esse objetivo que a Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou nesta quarta-feira (13), o prédio da Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O anexo conta atualmente com quatro espaços para núcleos de pesquisa, 24 salas de professores e uma biblioteca. A ideia é que no futuro o projeto abrigue toda estrutura dos cursos de pós-graduação do centro.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, o projeto é um antigo sonho do CCHL que vai possibilitar maior conforto e estrutura para alunos e professores da pós-graduação. "O prédio vai otimizar a utilização do espaço no CCHL, minimizando alguns problemas que o Centro enfrenta. A obra possibilitará que os professores tenham maior conforto para estudar e orientar os alunos, com salas bem equipadas", conta.

Ainda de acordo com o Pró-reitor, o valor total do projeto é orçado em R$ 18 milhões. "Até o final deste ano deve ser construído um terceiro bloco onde vão funcionar mais 12 núcleos de pesquisa. Quando toda a obra for finalizada teremos então uma estrutura formada por 10 blocos, com espaço para todas as coordenações de pós-graduação do CCHL, sala individual para todos os professores, auditório com 400 lugares e uma biblioteca de dois pisos", explica Vilarinho.

A biblioteca e os laboratórios do prédio da Pós-Graduação do CCHL são um atrativo a parte para alunos e professores. "Os laboratórios contam com acesso à internet e ambiente climatizado. Além disso, a biblioteca tem espaço para todo o acervo de livros da pós-graduação e os que estamos providenciando a compra; espaço de leitura com cabines individuais e salas de estudo em grupo. Tudo visando dar mais conforto para que os alunos possam desenvolver melhor seus trabalhos", diz Pedro Vilarinho.

O reitor José Arimatéia Dantas e a vice-reitora Nadir Nogueira visitam as instalações do prédio

O diretor do CCHL, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, afirmou que a criação do prédio de pós-graduação traz não apenas uma otimização do espaço, como também interdisciplinaridade entre os cursos. "Possibilitar essa aproximação entre os cursos é um modelo de sucesso já adotado por grandes universidades. E agora a UFPI entra nesse caminho. Alunos e professores ganham com o projeto, pois vão poder acompanhar de perto as produções de cada curso e trocar experiências."

O diretor do CCHL, Professor Dr. Ricardo Alaggio, destaca a importância da obra para os cursos de pós-graduação

Para Isaac Ferreira, aluno do mestrado em Ciência Política, a obra vai possibilitar maior concentração para os alunos estudarem, especialmente por causa das salas de leitura. "Investimentos como esse estimulam os alunos a fazerem os cursos de pós-graduação e provam que o Estado tem condições de atender essa demanda."

Em seu discurso, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes destacou que os cursos de pós-graduação do CCHL foram os que mais cresceram nos últimos anos. "Portanto, essa obra foi mais do que merecida."

Professor Dr. José Arimatéia Dantas fala do compromisso da UFPI com os cursos de pós-graduação

Na oportunidade, o reitor enfatizou ainda o compromisso da UFPI em dar maior atenção aos cursos de pós-graduação. "Peço apoio de todos para que possamos juntos conduzir esta universidade para o caminho que queremos, que é o de atender da melhor forma possível as demandas da sociedade. Nossa gestão será marcada pelo compartilhamento", finalizou José Arimatéia Dantas.