Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupos PET/UFPI se apresentarão no 12º Encontro Nordestino dos Grupos PET

Grupos PET/UFPI se apresentarão no 12º Encontro Nordestino dos Grupos PET

Na manhã desta quarta-feira (13), integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET), reuniram-se para o I InterPet, encontro que visa integrar petianos e tutores dos PETs atuantes na UFPI e demais Instituições de Ensino Superior do Estado. Os grupos apresentaram brevemente seus trabalhos, uma forma de preparação para o 12º Encontro Nordestino dos Grupos PET (ENEPET), que começa nesta quinta-feira (14), em Fortaleza, e se estende até domingo.

Dez grupos da UFPI, tanto do campus de Teresina quanto do interior, irão apresentar seus trabalhos durante o ENEPET. Segundo a professora Sandra Regina Lestinge, do Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus) e uma das vencedoras do Prêmio Santander Universidades, eventos dessa natureza propiciam aos estudantes uma formação cidadã e estreitam os vínculos institucionais.

"Esses grupos abrem portas para os alunos terem experiência na extensão e pesquisa, além de aprenderem a trabalhar em conjunto. É uma oportunidade para o protagonismo juvenil", enfatizou a Sandra Regina.
De acordo com ela, o nordeste está se destacando muito com seus trabalhos em nível nacional. "Ano passado, o Encontro Nacional dos Grupos PET aconteceu no Maranhão. Este ano, apesar de ainda não ter data e nem programação definidas, o ENAPET será realizado em Recife, o que mostra que o nordeste tem contribuído muito para o engrandecimento desses trabalhos", pontuou.

A professora Sandra Regina Lestinge e os alunos Rômulo Vargas Lustosa e Higor Lucena foram premiados com o Prêmio Santander Universidades 2012, na categoria Universidade Solidária. O projeto vencedor, intitulado "Intervenção socioeconômica em Uruçuí-Una: O uso do buriti (Mauritia flexuosa L.) como potencial para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una-PI", concorreu com outros 11 finalistas.

Nascido dentro do PET (Programa de Educação Tutorial) de Bom Jesus, o projeto busca utilizar todo o potencial do buriti para gerar renda para a região de Uruçuí-Una, no sul do estado. Além de alunos de cinco cursos de graduação da UFPI, também integram o programa de intervenção socioambiental professores, parceiros e a comunidade.