Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Diretores de Centros e de Campi da UFPI tomam posse hoje (18)
Início do conteúdo da página

Diretores de Centros e de Campi da UFPI tomam posse hoje (18)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na manhã desta segunda-feira (18), às 9h, aconteceu a solenidade de posse dos novos Diretores de Unidades de Centros e dos Campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A cerimônia foi realizada no Cine-Teatro da instituição e presidida pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e pela Vice-reitora, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira.

Como Diretor e Vice-diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), foram empossados o Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho e a Profª. Drª. Ana Beatriz Sousa Gomes. Assumiram a diretoria e a vice-diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA) respectivamente o Prof. Dr. Willams Costa Neves e a Profª. Drª. Regina Lucia Ferreira Gomes. A Profª. Drª. Regina Ferraz Mendes irá dirigir o Centro de Ciências da Saúde (CCS), cuja vice-diretoria ficou a cargo da Profª. Drª. Lina Gomes Santos. O Centro de Ciências da Natureza (CCN) será dirigido pela Profª. Drª. Maria Conceição Soares Meneses Lage e pela Vice-diretora Gardene Maria de Sousa. O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) ficou sob a direção do Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, tendo como Vice-diretor o Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade.

Como Diretor e Vice-diretora do Campus de Parnaíba, foram empossados o Prof. Dr. Alexandro Marinho Oliveira e a Profª. Drª. Ivanilza Moreira de Andrade. O Campus de Picos será dirigido pela Profª. Drª Maria Alveni Barros Vieira e a Vice-diretoria foi entregue ao Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento. O Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima e a Profª. Drª. Luciana Barboza Silva assumiram a diretoria e a vice-diretoria do Campus de Bom Jesus.

Representando os recém-empossados, a diretora do CCS, Profª. Drª. Regina Ferraz Mendes, destacou que os desafios a serem enfrentados pelos novos diretores dos Centros e Campi da UFPI devem ser superados com trabalho conjunto e harmônico junto a servidores e estudantes da instituição. "Desejo que nesse percurso desafiador estejamos juntos partilhando experiências e descobrindo novos caminhos", disse a Diretora.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia, parabenizou os novos diretores pela conquista e reafirmou o compromisso da Administração Superior em oferecer todo o apoio à gestão dos recém-empossados. "Queremos uma UFPI em que todos estejam comprometidos em realizar um bom trabalho em prol de toda a comunidade acadêmica. É papel de todos os que compõem a UFPI a construção contínua da universidade", pontuou.

Na oportunidade, o Reitor empossou o Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco como Pró-reitor de Pesquisa e o Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha como Pró-reitor de Pós-Graduação.

Estiveram presentes na solenidade pró-reitores, professores, servidores técnico administrativos, estudantes e familiares dos empossados.

Perfis dos novos Diretores de Unidades de Centros e dos Campi

PICOS

Maria Alveni Barros Vieira - Diretora

Maria Alveni Barros Vieira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UFC - 1991), mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2011). 

Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, onde ministra as disciplinas História Geral da Educação, História da Educação Brasileira, História da Educação no Piauí e Legislação e Organização da Educação Básica. Desenvolve, também na UFPI, atividades de pesquisa no campo das sociabilidades educativas de crianças e jovens no Brasil dos séculos XVIII e XIX.

Francisco de Assis de Sousa Nascimento - Vice-diretor

Francisco de Assis de Sousa Nascimento é professor adjunto II da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI - 2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2000).

Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde atua também como orientador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPI. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "História, Música, Teatro e Estética". Coordenador do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em História UFPE/UFPI (2013-2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, música, cultura, literatura, teatro e memória. É membro do Núcleo de Educação, História e Memória (NEMHE) da UFPI-CCE.

PARNAÍBA

Alexandro Marinho Oliveira - Diretor

Alexandro Marinho Oliveira é graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2004), mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2006) e doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Teoria do Controle aproximado e Fluidos não-Newtonianos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise funcional, equações diferenciais, p-laplaciano, compacidade, monotonidade e teoremas de continuação única.

Atualmente, é vinculado ao corpo docente do Mestrado em Matemática da Universidade Federal do Piauí, tendo como principais vínculos atividades de pesquisa e orientação nos seguintes temas: Equações Diferenciais e Controle.

Ivanilza Moreira de Andrade - Vice-diretora

Ivanilza Moreira de Andrade possui doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS - 2006), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 1996) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará; licenciatura (1993) e bacharelado (1994).
Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Sistemática Vegetal, com os seguintes temas: Taxonomia de Fanerógamas, Araceae, Morfometria, Variabilidade Genética e Arquitetura Caulinar.

BOM JESUS

Stélio Bezerra Pinheiro de Lima - Diretor

Stélio Bezerra Pinheiro de Lima é zootecnista pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - 2004), mestrado em Zootecnia (nutrição animal) e doutorado em Zootecnia (nutrição animal) ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - 2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus-PI), no qual leciona: avicultura, zootecnia II (monogástrico), Formulação e Processamento de Rações, Planejamento Agropecuário e Produção Animal e Sustentabilidade Ambiental. Tem trabalhado em pesquisa nos últimos anos, com ênfase nas áreas de determinação de exigências nutricionais dos Animais, avaliação de alimentos e aditivos na alimentação de monogástricos.


Luciana Barboza Silva - Vice-diretora

Luciana Barboza Silva é graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2003) e mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2005). Doutorado (2009) em Entomologia Agrícola, na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-doutorado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2010), Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí, onde atua como membro do Núcleo Docente Estrutural do Curso de Ciências Biológicas. Tem experiência em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: ecotoxicologia de inseticidas, ecofisiologia de insetos e entomologia de produtos armazenados.

CCN

Maria Conceição Soares Meneses Lage - Diretora

Maria Conceição Soares Meneses Lage é graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) pelas Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1980), especialista em Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 1983/1984), mestre em Arqueoquímica (Diplome D'études Aprofondés) - Université de Paris I Panthéon Sorbonne (1986/1987) e doutorado em Arqueologia, Antropologia e Etnologia - Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1987/1990).

Atualmente é pesquisadora e conselheira científica da Fundação Museu do Homem Americano (desde 1986) e professora/pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde 1984. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte. Atual chefe do curso de graduação em Arqueologia da UFPI. Subchefe da Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e líder do grupo de Pesquisa Arqueometria cadastrado no CNPq.

Gardene Maria de Sousa - Vice-diretora

Gardene Maria de Sousa é graduada em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Ciências Botânicas pela Universidade de São Paulo (USP). 

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI), membro do Conselho Regional de Biologia-CRB 5ª região, membro efetivo da Sociedade Botânica do Brasil. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Florística, Bromeliaceae

CCE

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho - Diretor

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho possui doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1998), mestrado em Ciência e Tecnologia Nuclear pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 1987), especialização em Ensino de Física (UFC) e Licenciatura Plena em Ciências / Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 1980).

Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFPI e Membro do Comitê Científico da Revista Praxis Educativa (Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR), bolsista de produtividade do CNPq e membro dos conselhos Universitário e de Administração da UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, ensino de ciências naturais, formação inicial e continuada de professores, ensino de física, saberes docentes.

Ana Beatriz Sousa Gomes - Vice-Diretora

Ana Beatriz Sousa Gomes possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2000) e graduação em Habilitação em Supervisão Escolar (1996) e em Licenciatura Plena em Pedagogia (1994), ambas pela Universidade Federal do Piauí.

Atualmente é professora adjunta da UFPI, no Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Ciências da Educação. Pesquisadora do IFARADÁ - Núcleo de pesquisa sobre africanidades e afrodescendência da UFPI. Coordenadora de Cursos de Aperfeiçoamento e de Especialização do Programa Rede de Educação para a Diversidade/SECADI/MEC no Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos, Prática Pedagógica, Legislação e Organização da Educação Básica, Negro e Educação, e Educação a Distância atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores, Legislação da Educação, Movimentos Sociais e Educação e Ensino a Distância.

CCA

Willams Costa Neves - Diretor

Willams Costa Neves possui doutorado (2000) e mestrado (1996) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 1988).

Atualmente é professor associado II e pesquisador da Universidade Federal do Piauí, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, equinos, clínica e cirurgia, caprino e placenta.

Regina Lucia Ferreira Gomes - Vice-diretora

Regina Lucia Ferreira Gomes possui doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (USP - 1995), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - 1983) e graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA - 1979).

Atualmente é professora associada III da Universidade Federal do Piauí e exerce a função de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da UFPI, desenvolvendo pesquisas e orientações nas áreas de Recursos Genéticos Vegetais e Melhoramento Vegetal, com ênfase em leguminosas de importância para a região Meio Norte do Brasil (feijão-fava, feijão-caupi) e pimentas do gênero Capsicum.

CCS

Regina Ferraz Mendes - Diretora

 


Regina Ferraz Mendes possui mestrado (1995) e doutorado (1999) em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística, com cursos técnicos profissionalizantes em Aperfeiçoamento de Dentística, Periodontia e Prótese pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) - secção Piauí (1991); e em Periodontia/Prótese pelo Centro de Ensino Odontológico (1994-1995); e Aperfeiçoamento em Periodontia, pelo Instituto de Ensino Odontológico (1996) e Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) - secção Piauí (2006-2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: estética, dentística, materiais dentários, políticas e programas de saúde e pacientes especiais.

Regina Ferraz foi Pró-Reitora de Ensino e Graduação (2010-2013) da Universidade Federal do Piauí. É membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Participa do Programa de Assistência Odontológica Interdisciplinar a Pacientes Carentes de 0 a 14 anos de Idade realizado pelo Centro de Ciências da Saúde, por meio do Departamento de Patologia e Clinica Odontológica Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Piauí.

Lina Gomes Santos - Vice-diretora

Lina Gomes dos Santos é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (1995) com Residência Médica em Anatomia Patológica pelo Hospital de Base do Distrito Federal (UBDF) (1997), título de Especialista em Patologia (SBP/1996) e Citopatologia (SBC/1997). Mestra em Ciências e Saúde pela UFPI (2006) e doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (2011).

Atualmente é Coordenadora do Curso de Medicina da UFPI, professora adjunta de Patologia Geral (UFPI), médica patologista do Hospital São Marcos (HSM) e Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Experiência na área de Medicina com ênfase em Anatomia Patológica e Citopatologia, atuando principalmente na área de Oncopatologia Mamária.

CCHL

Nelson Juliano Cardoso Matos - Diretor

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE - 1997), mestrado em Direito pela Universidade de Brasília - UnB (2001) e doutorado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife - UFPE (2008). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (professor do Curso de Graduação em Direito e do Curso de Mestrado em Ciência Política), onde foi Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Coordenador do Curso de Direito, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Coordenador do Projeto Cajuína (Centro de Assessoria Jurídica Popular de Teresina). Foi, também, Coordenador Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Católica de Brasília e Diretor Científico da Associação Brasileira de Ensino do Direito - ABEDi. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, república, liberdade, pragmatismo e judicialização da política.

Carlos Sait Pereira Andrade- Vice-diretor

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1989). É professor de Geografia na Universidade Federal do Piauí desde 1992. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, planejamento urbano e ambiental, climatologia e clima urbano.

Pedro Vilarinho Castelo Branco- Pró-Reitoria de Pesquisa

Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1992), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, e ao Departamento de Geografia e História.

Exerceu cargo de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), durante o quadriênio de 2008-2012 da referida Universidade e é tutor do Programa de Educação Tutorial em História (PET), desde 2007.
Integra o grupo de pesquisa História, Cultura e Gênero, cuja Linha de Pesquisa se enquadra em História, Família e Gênero; e História e Catolicismo no século XIX. Além do GT Nacional de História Cultural. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, cidade, escrita, literatura, gênero, condição feminina e educação.

 

Helder Nunes da Cunha - Pró-reitor de Pós-graduação

Helder Nunes da Cunha é graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 1984) e possui mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos pela USP (1989) e doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (USP - 1994). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em Materiais Poliméricos (Condutores e Isolantes) atuando, principalmente, nos temas: Propriedades Elétricas, Térmicas e Mecânicas de filmes finos e nanoestruturados.

 

 

Fim do conteúdo da página