Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI celebra o dia do Ouvidor

UFPI celebra o dia do Ouvidor

No último dia 16 de março foi comemorado nacionalmente o dia do Ouvidor. A data marca a criação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO) e representa uma importante conquista da cidadania.

A palavra Ouvidoria é oriunda do termo Ombudsman (ombuds= representante; man= homem) e surgiu na Suécia, em 1809, quando o parlamento elegia uma pessoa, o Ombudsman, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a população. Atualmente, a figura do ouvidor está presente em instituições públicas e privadas, sendo responsável por ouvir as críticas do cidadão quanto aos serviços prestados, como também dar sugestões, pedir informações ou reclamar de algum serviço.

Com a intenção de estabelecer um canal com os alunos, servidores e comunidade, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Ato n° 858, desde 2009, conta com um equipe de Ouvidoria que exerce o papel de mediador entre partes conflitantes no ambiente universitário, buscando o resgate da cidadania ao tempo em que monitora o objeto das demandas. Constitui-se, assim, um canal de comunicação entre a comunidade discente, docente e a comunidade em geral com os gestores da Instituição.

Maryneves Saraiva de Arêa Leão Sousa, Chefe da Ouvidoria Interna da UFPI

Segundo Maryneves Saraiva de Arêa Leão Sousa, Chefe da Ouvidoria Interna, a Ouvidoria da UFPI recebe as demandas, reclamações, sugestões, consultas, elogios e os encaminha aos setores envolvidos, garantindo o sigilo das informações, o respeito à crença e a cortesia no trato, facilitando capacitações que emanam ações norteadoras e mediadoras de conflitos, tudo isso por meio do diálogo.

O trabalho da Ouvidoria da UFPI foi destaque em um artigo publicado no livro Ouvidoria Universitária no Brasil: vinte anos de experiência, lançado em comemoração aos 20 anos da criação da primeira Ouvidoria Universitária Brasileira. O livro é uma coletânea de 16 textos de profissionais que atuam ou atuaram em ouvidorias de Instituições de Ensino Superior - IES do país, dentre eles, a historiadora, professora e atual ouvidora da UFPI, Maryneves Saraiva de Arêa Leão.

Ainda sobre as atribuições do Ouvidor, Maryneves Saraiva destaca o trabalho da Ouvidoria da Secretaria de Políticas para a Mulheres, da Presidência da República, que de acordo com ela é um importante mecanismo de enfrentamento à violência contra as mulheres. "Neste caso, a Ouvidoria exerce papel fundamental no combate à violência. De 2003 a 2011 a Ouvidoria recebeu mais de cinco mil casos, uma rica fonte de material para estudo sobre as políticas voltadas às mulheres brasileiras", finalizou.

Maryneves Saraiva e Ana Paula Gonçalves, ouvidora da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Canais de comunicação com a Ouvidoria UFPI:

Página eletrônica: www.ufpi.br/ouvidoria.php

Telefone: (86) 3237-2104

Agendamento individual: Campus Ministro Petrônio Portella, SG-7, bairro Ininga, Teresina-PI. (próximo à Assessoria Internacional).