Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe visita da Consulesa de Diplomacia Pública dos Estados Unidos

UFPI recebe visita da Consulesa de Diplomacia Pública dos Estados Unidos

A Vice-reitora, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu na manhã desta quinta-feira, 21 de março, a Consulesa de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, do Consulado dos Estados Unidos da América em Recife, Heide Arola. O convite veio por intermédio da assessora para assuntos internacionais, Profª. Drª. Érica Rodrigues Fontes e resultou em uma reunião proveitosa, tendo em vista que para a atual gestão a internacionalização é um assunto de extrema importância.

"Essa é a quarta missão. Temos nessa gestão um compromisso de ampliar e de efetivar realmente a internacionalização da UFPI, entendendo como sendo imprescindível conseguir avançar na geração de conhecimento, na inovação tecnológica e na transferência de tecnologias. Não podemos, de forma alguma, prescindir de investir na internacionalização", ressaltou a Vice-reitora, que chamou atenção ainda para a implantação do Centro de Línguas na Universidade Federal do Piauí, que teve o projeto aprovado pelo MEC e está sendo encaminhado.

A visita traz a possibilidade de aproximação de uma representante do consulado dos EUA com a Instituição. "É sempre uma visita proveitosa, que pode nos dar perspectivas para ampliar ações que podem ser agregadas à proposta do Ciências sem Fronteiras a fim de melhorar as condições do nossos alunos e ampliar também as possibilidades para os professores, nos permitindo fazer esse intercâmbio de informação", afirma Nadir Nogueira.

Para Heide Arola, que tem como missão cuidar da área de educação, cultura e imprensa na região nordeste do Brasil, com exceção da Bahia, a conversa é o começo de uma parceria interessante. "Hoje, conversamos muito sobre o Ciências sem Fronteiras e como o governo americano poderia trabalhar junto com a UFPI para estimular o ensino da língua inglesa, bem como viabilizar a ida de mais alunos do Piauí para os EUA e vice-versa. Foi uma conversa muito boa e esse é o começo de uma parceria interessante".

A professora Érica Fontes afirmou que o principal objetivo da visita era identificar em que nível está a internacionalização na Universidade Federal do Piauí e sua ampliação. "Então, se isso puder resultar em programas específicos para o nordeste, seria uma grande oportunidade. É muito importante estabelecer esse contato que só trará benefícios para a universidade", disse a assessora para assuntos internacionais da UFPI.