Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe visita da Consulesa de Diplomacia Pública dos Estados Unidos
Início do conteúdo da página

UFPI recebe visita da Consulesa de Diplomacia Pública dos Estados Unidos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Vice-reitora, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu na manhã desta quinta-feira, 21 de março, a Consulesa de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, do Consulado dos Estados Unidos da América em Recife, Heide Arola. O convite veio por intermédio da assessora para assuntos internacionais, Profª. Drª. Érica Rodrigues Fontes e resultou em uma reunião proveitosa, tendo em vista que para a atual gestão a internacionalização é um assunto de extrema importância.

"Essa é a quarta missão. Temos nessa gestão um compromisso de ampliar e de efetivar realmente a internacionalização da UFPI, entendendo como sendo imprescindível conseguir avançar na geração de conhecimento, na inovação tecnológica e na transferência de tecnologias. Não podemos, de forma alguma, prescindir de investir na internacionalização", ressaltou a Vice-reitora, que chamou atenção ainda para a implantação do Centro de Línguas na Universidade Federal do Piauí, que teve o projeto aprovado pelo MEC e está sendo encaminhado. 

A visita traz a possibilidade de aproximação de uma representante do consulado dos EUA com a Instituição. "É sempre uma visita proveitosa, que pode nos dar perspectivas para ampliar ações que podem ser agregadas à proposta do Ciências sem Fronteiras a fim de melhorar as condições do nossos alunos e ampliar também as possibilidades para os professores, nos permitindo fazer esse intercâmbio de informação", afirma Nadir Nogueira.

Para Heide Arola, que tem como missão cuidar da área de educação, cultura e imprensa na região nordeste do Brasil, com exceção da Bahia, a conversa é o começo de uma parceria interessante. "Hoje, conversamos muito sobre o Ciências sem Fronteiras e como o governo americano poderia trabalhar junto com a UFPI para estimular o ensino da língua inglesa, bem como viabilizar a ida de mais alunos do Piauí para os EUA e vice-versa. Foi uma conversa muito boa e esse é o começo de uma parceria interessante".

A professora Érica Fontes afirmou que o principal objetivo da visita era identificar em que nível está a internacionalização na Universidade Federal do Piauí e sua ampliação. "Então, se isso puder resultar em programas específicos para o nordeste, seria uma grande oportunidade. É muito importante estabelecer esse contato que só trará benefícios para a universidade", disse a assessora para assuntos internacionais da UFPI.

Fim do conteúdo da página