Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra sobre Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento abre semestre letivo

Palestra sobre Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento abre semestre letivo

Alunos dos programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participaram nesta quinta-feira, 21 de março, da aula inaugural do semestre letivo de 2013.1, com a palestra Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional, ministrada pelo Prof. Dr. André Galembeck.

O encontro aconteceu no Auditório do TROPEN e contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha; o pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; o secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira; além de professores da pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Alunos e professores conferem palestra sobre Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional

Segundo o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Prof. Dr. Denis de Carvalho, a escolha do Dr. André Galembeck para participar da aula inaugural da pós-graduação se deu pela instituição que atualmente ele dirige: o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). "O CETENE é um Centro onde se realizam pesquisas e estratégias para o desenvolvimento tecnológico. Com isso, queremos mostrar a importância da pesquisa tecnológica para o desenvolvimento do país e atrair pesquisadores de ponta para esta área", disse.

À frente do CETENE desde de 2011, o professor Dr. André Galembeck destacou o Plano de Ciência e Tecnologia que está sendo executado no país, bem como o trabalho que o CETENE vem realizando para fazer desenvolvimento tecnológico. "Apesar de estar situado no estado do Pernambuco e nosso trabalho ainda estar em fase inicial, o CETENE foi criado para atuar nos nove estados do Nordeste. Por isso estamos buscando parcerias com os demais estados, porque quando juntamos os trabalhos desenvolvidos em cada região, embora muitas vezes sejam coisas simples, é que conseguimos começar a trabalhar o desenvolvimento tecnológico", explicou.

Dr. André Galembeck destaca a importância do desenvolvimento tecnológico aliado à sustentabilidade

Durante a palestra, Galembeck tratou ainda sobre o aspecto do desenvolvimento tecnológico aliado à sustentabilidade. "A legislação atual do Brasil sobre a biodiversidade é algo que precisa ser revisado. Nosso país tem 13% da biodiversidade do mundo. Então como podemos nos aproveitar de toda essa riqueza para trazer desenvolvimento para o país? Para tanto, existem várias estratégias e não há dúvidas de que quando você tem uma biodiversidade rica e aprende a manipulá-la de uma maneira mais correta e sustentável, você vai conseguir gerar riqueza para o país", enfatizou André Galembeck.

A doutoranda Elaine Aparecida destacou a identificação de oportunidades como ponto positivo da palestra. "Achei muito válido, pois nos mostrou possibilidades de integração no desenvolvimento da pesquisa, bem como o que tem de disponível para fomentar as pesquisas nessa área."