Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Médicos de saúde da família de Teresina participam de curso de atualização no HU-UFPI

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início neste sábado (16) ao curso de Atualização para Médicos de Saúde da Família.

corte320190321145616

Curso de Atualização para Médicos de Saúde da Família

Promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital, o curso conta com 110 inscritos e irá até setembro, com apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Contém carga-horária de 144h, entre aulas presenciais e estudos complementares, e é direcionado a médicos de saúde da família que atuam em Teresina.

Conforme explica o coordenador do curso, médico Victor Campelo, “o objetivo é fazer com que os inscritos compreendam os conceitos básicos, a condução e a aplicação dos protocolos da atenção básica e protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas”, esclarece o chefe da Unidade de E-saúde do Hospital.

Serão sete módulos, cada um ocorrendo sempre em um sábado de cada mês, no HU-UFPI. O primeiro, proferido pelos médicos Marta Rosal e Arimatéa dos Santos Jr, abordou a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. As demais especialidades são: oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, gastroenterologia, urologia e regulação.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é promover, em parceria com as universidades, o ensino, a pesquisa e a extensão nas unidades filiadas, além de aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.