Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cantata Viniciana homenageia o centenário de Vinícius de Moraes

Cantata Viniciana homenageia o centenário de Vinícius de Moraes

Este ano, comemora-se os 100 anos de um dos mais importantes nomes da poesia e da música brasileira. Quem nunca deixou-se embalar em um "pleno carnaval" ou compreendeu, um dia, que "a vida só se dá para quem se deu"? É raro encontrar quem se faça imune à poesia e à prosa de Vinícius de Moraes. Em 19 de outubro de 1913, nascia o "poeta da paixão", cuja obra se estenderia da literatura ao teatro, à música e ao cinema.

Marcus Vinícius de Melo Moraes foi um poeta, jornalista, compositor, diplomata e dramaturgo brasileiro. Sua produção artística teve início na década de 1930, com o livro "O Caminho para a Distância", e alcançou um dos mais expressivos movimentos da música brasileira, a Bossa Nova. Em meados da década de 1950, Vinícius de Moraes conhecia Tom Jobim, compositor, maestro, cantor e instrumentista brasileiro, com cuja parceria seriam produzidas canções ainda atuais, como "Eu sei que vou te amar."

Em homenagem ao centenário desta personagem marcante para a cultura brasileira, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na noite desta segunda-feita (22), a "Cantata Viniciana", uma produção dos alunos do curso de Letras em parceria com os alunos do curso de Música, do Grupo de Teatro Os Federais e da Orquestra Brasil Musicâmara.

Alunos da UFPI declamam poemas durante homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes

A ideia de criação do evento surgiu na disciplina Leitura e Formação de Leitores - Seminário III, ministrada pela professora Maria Angélica Freire de Carvalho, curso de Letras - Português da UFPI. "Esse trabalho realizado pelos alunos de Letras juntamente com alunos do curso de Música, é um trabalho interdisciplinar, que além de homenagear o centenário do nascimento de Vinicius de Moraes, proporciona aos alunos o conhecimento da obra do autor, permitindo que eles se envolvam e mostrem para a comunidade acadêmica a parte artística que possuem", afirmou.

Seleção de composições de Vinícius foram interpretadas no espetáculo

Participaram do evento orientandos dos projetos "Leitor em formação" (Departamento de Letras), coordenado pela Prof.ª Maria Angélica Freire de Carvalho; "Os Federais" (Departamento de Letras), coordenado pela Prof.ª Érica Fontes e "Orquestra da UFPI - Brasil Musicâmara" (Departamento de Música), coordenado pelo Prof. Cássio Martins. A coordenação geral é da Prof.ª Maria Angélica Freire de Carvalho.

O professor Cássio Martins, coordenador da Orquestra Brasil Musicâmara, destacou a importância desse intercâmbio de disciplinas e artes. "Nós nos sentimos muito honrados com o convite para participarmos de um evento que engloba a linguagem e as artes de forma mais integrada, proporcionando esse intercâmbio e interdisciplinaridade tão importantes para os alunos".

Orquestra Brasil Musicâmara embala presentes em evento com poesia viniciana em forma de música

Para Sandra Cardoso, aluna do curso de Música e integrante da Orquestra Brasil Musicâmara, é sempre gratificante fazer parte de eventos que contemplam a música. "É muito prazeroso porque além de ajudar também estamos aprendendo", disse.

Através da poesia, música, fotografias e vídeos que resgatam a obra de Vinícius, os alunos cantaram, declamaram, encenaram e encantaram o público, aumentando admiração de todos pela obra viniciana.

Poética - Vinícius de Moraes

De manhã escureço