Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Canal Futura:UFPI participa do IV Fórum Nacional de Universidades Parceiras
Início do conteúdo da página

Canal Futura:UFPI participa do IV Fórum Nacional de Universidades Parceiras

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes e a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado participaram na última sexta-feira, dia 03 de maio, do VI Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura (RJ). O Fórum teve como objetivo discutir a educação e como as universidades e o Canal Futura podem somar esforços na melhoria do ensino do país por meio de projetos comuns entre as universidades e o canal futura.

Na oportunidade o Reitor e a Superintendente de Comunicação da UFPI mantiveram um contato particular com a Jornalista Lúcia Araújo (gerente geral) e com a responsável pelo relacionamento do Canal Futura com as universidades, Beatriz Tompson. As representantes do Canal Futura falaram da alegria de receberem o Reitor e a Superintendente de Comunicação da UFPI. O Reitor falou que sua presença era uma sinalização do interesse em fortalecer a parceria da UFPI com o Canal Futura. As representantes do Canal Futura foram muito receptivas à ideia da renovação e fortalecimento da parceria e se colocaram à disposição para tratarem desse processo.

Para o Reitor "o fortalecimento dessa parceria é muito importante para o Curso de Comunicação da UFPI, especialmente, para ampliar as oportunidades de aprimoramento da formação de nossos estudantes". Para a Professora Jacqueline Dourado "o Canal Futura é um excelente campo para troca de experiências para professores e aprendizado para os estudantes de jornalismo da UFPI". Ela afirmou ainda que "essa troca de experiências e práticas proporciona a inclusão na tela da TV de uma variedade de temas sob as diferentes perspectivas regionais valorizando a diversidade cultural no país".

O evento foi coordenado por Beatriz Tompson, responsável pelo relacionamento com as universidades.A programação do evento foi dividida da seguinte maneira:

Manhã - Palestra de Cesar Callegari, Secretário Municipal de Educação de São Paulo; e do Prof. Dr. Eduardo Meditsch, da Comissão de Especialistas em Jornalismo, que tratou das novas diretrizes curriculares do Jornalismo. Tarde - Discussão dos seguintes temas: Perspectivas de Programação, Engenharia e Jornalismo para 2013 com João Alegria (roteirista, diretor de televisão e historiador). Apresentação de Pesquisas Datafolha sobre a programação do Canal Futura. Desafios de sustentabilidade com Mônica Pinto (Gerente de Desenvolvimento Institucional), Salas Futura (Projetos de Mobilização) com Marisa Vassimon (Gerente de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura na Fundação Roberto Marinho) e Grupos Focais nas Universidades com Débora Garcia (Gerente de Conteúdo e Novas Mídias).

O Canal Futura

É um canal de TV idealizado pela Fundação Roberto Marinho com a missão de  contribuir para a formação educacional da população, desenvolvendo as capacidades básicas da criança, do jovem, do trabalhador e de toda a sua família.

Há 15 anos no ar, o Canal Futura se propõe a levar cidadania e conhecimento para todo o Brasil. A história do canal é marcada por um modelo inovador de produção participativa e colaborativa. 

Geração Futura

Visando fortalecer os laços entre as Universidades Parceiras e o Canal, desde 2004 o Futura realiza o Laboratório de Produção de Vídeo do Geração Futura, no qual os estudantes têm a oportunidade de compreender melhor e experimentar na prática a forma de produção televisiva e educativa do Canal Futura. Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas para incorporar na linguagem audiovisual a experiência, o saber e o olhar do jovem, estabelecendo um permanente diálogo entre produtores de TV e seu público.

Por ano duas turmas de jovens - formadas durante as férias de janeiro e julho - participam de workshops de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção, ministrados por profissionais do Futura e do mercado de produção de TV. Ao final da oficina, com quatro semanas de duração, cada grupo produz peças televisivas, que são exibidas na grade nacional do Futura.

Na edição 2013 do projeto, dois alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFPI, Luiz Carlos Gomes Pereira Júnior e Tarciana Martins Gomes, foram selecionados. Eles passaram duas semanas participando de oficinas, palestras e treinamentos na Fundação Roberto Marinho, na cidade do Rio de Janeiro.

Estudante do 4° período de Jornalismo, Tarciana Gomes definiu a experiência como única e inesquecível. "Tive contato com profissionais extremamente qualificados e pude aprender muito com eles, inclusive de processos como o de criação, que vão além do que o curso de Jornalismo poderia me ensinar. Além do aprendizado, pude conhecer a Fundação Roberto Marinho e ter contato com o tipo de trabalho realizado na mesma, o que talvez nunca fosse conhecer fora de um projeto como esse. O Geração Futura possibilitou que eu tivesse contato com as mais diversas pessoas, conhecendo um pouco de cada canto do país. É inesquecível, a cidade, a oficina, os profissionais, tudo!", declarou.

A aluna do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFPI, Tarciana Gomes, participou do Geração Futura 2013

Turma Geração Futura 2013 formada por estudantes de várias universidades do Brasil

Encontro com profissional como a jornalista da TV Globo Ana Paula Araújo


Com informações: www.futura.org.br

Fotos: Arquivo pessoal (Tarciana Gomes)

 

Fim do conteúdo da página