Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Homenagem e Premiação encerram o Congresso Internacional de Atenção à Saúde
Início do conteúdo da página

Homenagem e Premiação encerram o Congresso Internacional de Atenção à Saúde

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Por acreditar na educação como forma de promover agentes transformadores e contribuir com a mudança favorável do cuidado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), realizou, entre os dias 02 e 04 de maio, o I Congresso Internacional em Atenção à Saúde, no Auditório do Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.

O I Congresso Internacional de Atenção à Saúde reuniu, entre mais de 1,3 mil inscritos, conferencistas, pesquisadores, profissionais e estudantes da área de saúde. Após três dias de intensa e variada programação, as atividades foram encerradas com cerimônia de homenagem a profissionais da saúde, lançamento de livro e entrega de prêmios aos melhores trabalhos apresentados no evento.

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes, deu início à cerimônia parabenizando a iniciativa da comissão organizadora e reafirmou o apoio da administração superior a eventos de fomento à pesquisa acadêmica. Na oportunidade, o Reitor também pronunciou palavras de estímulo à produção literária na universidade ao citar a Editora UFPI (EDUFPI). "A universidade conta com sua própria editora, que está à disposição da comunidade acadêmica para publicação e divulgação de conhecimento", disse.

Reitor José de Arimatéia Lopes durante a cerimônia de encerramento do I Congresso Internacional de Atenção à Saúde

Ao centro, a coordenadora geral do evento, Lis Medeiros, e o reitor da UFPI, José de Arimatéia Lopes

Homenagem

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao ensino superior e à dedicação à área acadêmica, a coordenação do evento prestou homenagem aos professores da UFPI, Paulo Humberto Moreira Nunes e Antônia Maria das Graças Lopes Citó, ao conceder-lhes menções honrosas.

Paulo Humberto Nunes

É médico graduado pela UFPI, com Mestrado em Fisiologia Geral (UFMG) e Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO). Dedica-se ao ensino da Medicina desde a época de estudante, período em que foi monitor da disciplina de Biofísica durante cinco anos. Após a conclusão da graduação, tornou-se docente do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI. Na universidade, exerceu funções como chefia de departamento e direção do Centro de Ciências da Saúde. Idealizou e coordenou o Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais da UFPI. 

Emocionado, o professor Paulo Humberto agradeceu a homenagem prestada pela coordenação do evento e afirmou ter consciência de seu papel na formação de profissinais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). "A minha participação como professor da universidade, sem falsa modéstia, me comprova como participante desse processo de formação de recursos humanos para o SUS, que eu acho muito importante", declarou. 

No ano em que completa 45 anos (40 como docente e cinco de monitoria) de dedicação à formação de futuros profissionais da área de saúde, o professor Paulo recebeu o carinho e o reconhecimento de alunos e profissionais durante a homenagem. Com bom humor, o professor comentou que, às vezes, a idade é um critério usado para receber menções honrosas, mas afirmou que a homenagem é um estímulo para prosseguir na profissão. "Eu me senti muito emocionado em receber essa homenagem. Eu sei que contribuo para a formação de recursos humanos para o SUS sendo professor do curso de Medicina, mas não é tanto para receber publicamente uma menção dessas, um reconhecimento público. De qualquer forma, é um estímulo para a gente continuar", disse.

Prof. Dr. Paulo Humberto Nunes durante homenagem

Antônia Maria das Graças Lopes Citó

Natural do estado do Ceará, a professora Graça Citó tem 35 anos de dedicação à UFPI. Graduada em Química e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui Mestrado e Doutorado em Química Orgânica (UNICAMP). Foi chefe de departamento, coordenadora do curso de Química e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica. Atualmente, é docente do Departamento de Química e docente permanente dos programas de pós-graduação em Química e Ciências Farmacêuticas.

Ao longo da sua carreira acadêmica, Graça Citó conquistou a admiração de muitos alunos; entre eles está a professora Graça Medeiros. Além dos nomes, as duas compartilham o amor à docência e às Ciências Farmacêuticas. "Refiro-me à professora Graça Citó como minha 'mãe acadêmica'. Durante meu Doutorado, fui orientada pelo professor José Arimatéia Lopes, marido da Prof.ª Graça. Fui acolhida pelo casal e a professora atuou como minha co-orientadora", explicou Graça Medeiros.

O respeito e a gratidão da "filha acadêmica" foram traduzidos em texto lido durante a homenagem. "A nossa professora Graça Citó é piauiense por doação. São 35 anos de trabalhos dedicados honrosamente à sociedade piauiense, em especial à comunidade farmacêutica, onde prestou grande contribuição fazendo parte do grupo dos valentes fundadores do primeiro curso de Farmácia do Estado do Piauí", declarou emocionada Graça Medeiros.

Prof.ª Dr.ª Graça Citó durante homenagem

Sensibilizada com a homenagem, Graça Citó agradeceu à direção do evento e destacou o dia como muito especial em sua vida. "Estou na UFPI há 35 anos como professora, tentando transmitir não só conteúdo, mas procurando educar, transformar, moldar os nossos alunos para se tornarem melhores cidadãos para o Piauí e para o mundo, porque alguns já ultrapassaram as fronteiras de nosso país. Este troféu não é só meu, mas também de meus ex-alunos e alunos, com quem tive e tenho o privilégio de conviver e que sempre me incentivam a continuar nesta caminhada. De coração e com carinho, o meu muito obrigada à comissão organizadora do I Congresso Internacional de Atenção à Saúde, em especial às professoras Lis, Coordenadora desse magnífico evento, pela concessão dessa homenagem, e Graça Medeiros, pela amizade e palavras generosas na minha apresentação", disse.

Lançamento de livro

O médico e professor do Departamento de Parasitologia e Microbiologia (CCS/UFPI), Viariato Campêlo, lançou o livro Saúde Pública no Piauí de 1941 a 1991. A obra é um resgate histórico da saúde pública do Estado e, além de contribuir para a história da medicina no Piauí e para a área acadêmica, o autor explica que o livro também pode ter desdobramentos para gestores, estudantes e pessoas ligadas à área da saúde pública estadual.

Como docente e pesquisador, Viriato Campêlo destacou a importância do livro para os alunos de graduação. "Ensinamos Saúde Pública, mas se valendo de informações de outros estados, de outros países. Acho que, agora podemos falar da nossa Saúde Pública, como ela se fez e como ela se construiu", explicou. O livro Saúde Pública no Piauí de 1941 a 1991 estará disponível nas livrarias de Teresina.

Viriato Campêlo, autor do livro Saúde Pública no Piauí de 1941 a 1991

Premiação

A coordenação do I Congresso Internacional de Atenção à Saúde concedeu menção honrosa a 15 trabalhos apresentados durante o evento. No total, foram inscritos 900 trabalhos. Os trabalhos selecionados terão seus resumos publicados na Revista de Extensão.

Confira a lista dos trabalhos premiados:

- Educação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em uma penitenciária feminina. (Brenda Emanuele)

- Campanha mundial de combate ao AVC: a participação de Teresina nos anos 2010 a 2012. (Cristiane Sousa)
A importância da adoção de novas tecnologias ao Sistema Único de Saúde para tratamento de pacientes oncológicos. (Daiana Clara)

- Hipertensão arterial: fatores de risco em trabalhadores de enfermagem no âmbito hospitalar. (Marilza Monteiro);
Saúde do trabalhador e vigilância em saúde na gestão da voz do professor. (Francisca Suse)

- Gestão em saúde: avaliação da liderança em Enfermagem na regulação do acesso. (Juliana Vieira Figueiredo)

- Saúde escolar: ações intersetoriais e multiprofissionais no ensino público do município de Niterói-RJ. (Márcio Brotto) 


- Projeto Lixo Zero: saúde em alta como agente promotor de ações educativas de promoção à saúde ambiental e sanitária. (Marcos Aguiar)

- Atividade de educação em saúde sobre o exame ginecológico: relato de experiência. (Maria de Fátima)

- Análise da frequência de experimentação e consumo de álcool por adolescentes de uma escola de nível médio. (Cibelle Teles)

O portifólio como instrumento de aprendizagem para acadêmicos de Medicina de uma faculdade de Cajazeiras - PB. (Maikon)

- Estudo dos efeitos da administração combinada de álcool etílico e bebida energética no perfil lipídico, peroxidação lipídica e atividade antioxidante em ratos Wistar. (James Pacheco)

- Conhecimento de gestantes adolescentes sobre alimentação complementar oportuna durante a assistência pré-natal.

- Sinais de rinite alérgica entre estudantes de cursos da área da saúde de uma instituição particular de ensino superior. (Guilherme Guarino)

- Estratégia educativa sobre prevenção do câncer cérvico-uterino em sala de espera.

 

Fim do conteúdo da página