Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Premiações de trabalhos encerram Congresso Internacional de Atenção à Saúde

Premiações de trabalhos encerram Congresso Internacional de Atenção à Saúde

Lançamento de livros, homenagens e entrega de premiações marcaram o encerramento do "I Congresso Internacional de Atenção à Saúde", organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão para o SUS (NUEPES), no auditório do Blue Tree Towers - Rio Poty as 18 horas do último sábado (04). Entre 900 banners e trabalhos orais inscritos no evento, foram selecionados os 15 melhores trabalhos, os quais foram premiados e serão publicados na Revista de Extensão.

A professora Maria do Carmo Martins, do Departamento de Biofísica e Fisiologia (CCS/UFPI), conduziu a apresentação da premiação, onde trabalhos de alunos de universidades piauienses e de outros estados foram contemplados. Entre eles, o trabalho sobre o "Estudo dos efeitos da administração combinada de álcool etílico e bebida energética no perfil lipídico, peroxidação lipídica e atividade antioxidante em ratos Wistar", produzido por James Pacheco, Anderson Garcez, Manuela Carine Lima e Lucas Lemos, alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

James Pacheco falou sobre o objetivo principal do seu projeto e o porquê de estudá-lo. "A nossa pesquisa surgiu porque percebemos que os jovens ultimamente estavam consumindo muito álcool e energético. Inclusive, o próprio rótulo do energético traz a recomendação não beber juntamente com álcool, por isso nos preocupamos em saber o motivo daquela proibição.Quando pesquisamos, descobrimos que o energético mascara os efeitos do álcool, e por isso a pessoa acaba consumindo uma quantidade maior de álcool. Só que não existia nenhum estudo do efeito dessa combinação no organismo. Então achamos a pergunta interessante, tentamos descobrir mais sobre esse assunto.Ao término da pesquisa, chegou-se a conclusão de que o álcool e o energético juntos acabam tendo um aumento do colesterol total, que pode ser um fator de risco para problemas cardíacos."

James também destacou a importância de participar de um projeto de pesquisa. "Foi uma oportunidade muito grande termos começado essa iniciação cientifica. Pretendo participar de mais projetos de pesquisa, de preferência com o financiamento maior para pesquisas maiores", disse.

James Pacheco, Manuela Carine Lima, Prof.ª Maria do Carmo Martins  e Lucas Lemos

O assistente social Márcio Brotto recebeu menção honrosa pelo trabalho "Saúde escolar: ações intersetoriais e multiprofissionais no ensino público do município de Niterói-RJ". Segundo Márcio, o trabalho é fruto de uma ação educativa desenvolvida na cidade de Niterói - RJ. "A ideia foi apresentar um pouco do trabalho de articulação intersetorial, educação e saúde, e como isso vem dando resultados no debate junto às famílias, aos professores e junto às crianças de Niterói. Abordamos a questão da alimentação saudável, da importância do cuidado com a saúde oral, dos cuidados com a pele, com a sexualidade e mais uma série de questões que atingem a criança e o adolescente numa perspectiva de promoção e prevenção da saúde dessa criança e desse adolescente", explicou.

Márcio Brotto apresentou trabalho sobre ação desenvolvido junto à comunidade de Niterói-RJ

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), de Sobral - CE, Marcos Aguiar recebeu menção honrosa com o trabalho "Projeto Lixo Zero: saúde em alta como agente promotor de ações educativas de promoção à saúde ambiental e sanitária". O trabalho se baseou num relato de experiências de uma ação educativa realizada em Sobral, Ceará. "Após um estudo detalhado de territorialização e contato com a população, identificamos a necessidade de trabalhar a temática do lixo como perspectiva da ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi uma ação educativa, que contou com capacitação e oficinas com agentes comunitários de saúde; além de conversas, diálogos e atividades em parceria com órgãos da administração pública.  O diferencial desse trabalho é a questão da participação popular como ferramenta de fortalecimento do sistema único de saúde", disse o estudante.

Marcos Aguiar, estudante de Enfermagem da UVA, recebeu menção honrosa com o Projeto Lixo Zero