Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > DAAD abre incrições para bolsas de estudos na Alemanha
Início do conteúdo da página

DAAD abre incrições para bolsas de estudos na Alemanha

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), serviço alemão de intercâmbio acadêmico, parceiro do Ciência sem Fronteiras abre as inscrições para três programas de bolsas: o Programa Winterkurs, para alunos de graduação e mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Boa Governança (PPGG). Além dos programas do DAAD, também recebem candidaturas as seleções de bolsas de estudos ofertadas pela Bielefeld Graduate School in History and Sociology (BGHS) e pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

Programa Winterkurs - até 17.06.2013

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas destinadas ao curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs), que ocorre em janeiro e fevereiro de 2014 em universidades da Alemanha. O prazo para submeter a candidatura é 17 de junho de 2013. Estão aptos a concorrer os estudantes com conhecimento intermediário de alemão - B2 para estudantes de Letras/Alemão e B1 para os demais -, coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8,0 e que tenham cursado no mínimo o sexto semestre no momento da viagem. Os demais requisitos e a documentação necessária para realizar a inscrição estão especificados no site do DAAD. A bolsa é de 2.850 euros. Com este valor, o bolsista cobre as despesas do curso de alemão, de alojamento, passagem aérea e alimentação. Há ainda seguro-saúde, custeado pelo DAAD. Os cursos são oferecidos nas cidades de Freiburg, Essen, Leipzig e Düsseldorf.

Confira o edital.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável - até 31.07.2013

Interessados em se candidatar a bolsas de estudos para pós-graduação na Alemanha nas áreas de desenvolvimento sustentável já podem acessar o roteiro de inscrição e a lista de cursos no site do DAAD. As inscrições devem ser encaminhadas, preferencialmente, para as universidades que oferecem os cursos, seguindo o respectivo cronograma. Para aqueles que preferirem enviar a documentação ao DAAD, o prazo é 31 de julho de 2013. O programa, anteriormente chamado de Pós-Graduação com Relevância para Países em Desenvolvimento, destina-se a jovens graduandos que tenham dois anos de experiência profissional. Ressalta-se que o programa não é para recém-graduados. Nesta edição, são oferecidos 36 cursos de master em diferentes áreas e três em nível de doutorado.

Confira o edital.

Programa de Pós-Graduação - PPGG - até 31.07.2013

O programa de bolsas de estudos de pós-graduação em Políticas Públicas e Boa Governança do DAAD recebe inscrições até 31 de julho de 2013. As bolsas destinam-se exclusivamente aos cursos oferecidos por oito universidades alemãs. O programa é voltado a jovens profissionais formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins, com alguma experiência e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança. É indispensável a comprovação de bons conhecimentos de inglês.

Confira o edital.

 

BGHS Visiting Fellowships - até 15.06.2013

A Bielefeld Graduate School in History and Sociology oferece duas bolsas de estudos com duração de quatro a seis meses para doutorandos estrangeiros das áreas de História, Sociologia, Ciências Políticas e Antropologia Social para o semestre de inverno 2013/2014 (de 1º de outubro a 31 de março de 2014). Financiada pela Excellence Initiative, a BGHS resulta de uma cooperação entre o Departamento de História e a Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld. A bolsa inclui valor mensal de 1.200 euros e custos de viagem, caso sejam solicitados. As candidaturas devem ser enviadas até 15 de junho de 2013.

O regulamento está disponível em: www.uni-bielefeld.de/bghs. Informações pelo e-mail: .

Green Talents - até 9.06.2013

Estão abertas as inscrições para o concurso Green Talents - O Fórum Internacional para Grandes Talentos em Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). Até 9 de junho serão aceitas candidaturas de jovens pesquisadores das áreas de desenvolvimento sustentável. Os 25 candidatos premiados visitarão a Alemanha por duas semanas, conhecendo instituições de pesquisa alemãs de excelência e recebendo informações em primeira mão sobre a pesquisa na área de sustentabilidade no país. Em 2014, os "Green Talents" serão convidados a voltar à Alemanha para uma estadia de pesquisa de até três meses, ganhando novas experiências em um ambiente inspirador. Na última edição, o brasileiro Antônio Otávio de Toledo Patrocínio, professor assistente de Química Inorgânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi um dos escolhidos.

O regulamento está disponível: www.greentalents.de.

 

 

Fim do conteúdo da página