Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor recebe bancada federal do Piauí na UFPI

Reitor recebe bancada federal do Piauí na UFPI

Nesta segunda-feira (13), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu representantes da bancada federal do Piauí no Salão Nobre da reitoria. Em pauta, a alocação de recursos financeiros para ampliar a atuação da Instituição no desenvolvimento do estado, bem como o atendimento às demandas que visam o processo de expansão da universidade.

A reunião contou com a presença do senador Ciro Nogueira (PP) e dos deputados federais Jesus Rodrigues (PT), Hugo Napoleão (PSD), Nazareno Fonteles (PT), Assis Carvalho (PT), Osmar Jr. (PC do B) e Júlio César (PSD). A vice-reitora Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira e os pró-reitores Pedro Vilarinho Castelo Branco (Pró-Reitoria de Pesquisa - PROPESQ), Jovita Maria Terto Madeira Nunes (Pró-Reitoria de Administração - PRAD), Cristiane Batista Bezerra Tôrres (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC), Maria do Socorro Leal Lopes (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PREG), Miguel Ferreira Cavalcante Filho (Pró-Reitoria de Extensão - PREX), Helder Nunes da Cunha (Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação - PRPG) e Edilberto Duarte Lopes (Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - PROPLAN) também estiveram presentes.

Pró-reitores presentes na reunião

O Reitor da UFPI abriu a reunião com a apresentação dos indicadores da Instituição. Discorreu sobre a evolução histórica da Universidade, destacando seu crescimento físico e humano. A exposição das potencialidades e dos novos projetos foram o ponto forte da apresentação; por meio destes, o Reitor defendeu a importância estratégica da alocação de recursos financeiros para dar continuidade ao desenvolvimento da UFPI enquanto maior instituição de ensino do Piauí. "A possibilidade de alocar recursos financeiros é muito importante para o desenvolvimento da Universidade, porque os recursos do orçamento aprovado pela LOA (Lei Orçamentária Anual) não são suficientes para atender ao crescimento da Instituição. Precisamos de maior realocamento de recursos e nossos parlamentares são muito importantes neste sentido", disse.

Para a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, é salutar a aproximação entre a Instituição, que gera conhecimento e transfere tecnologia para o desenvolvimento do estado, e os representantes das demandas do povo piauiense. Ela coloca que esta interlocução é importante para que a UFPI possa prosseguir no desempenho do papel transformador da educação, garantindo a melhoria dos indicadores socioeconômicos na localidade em que se instala. "Para que a Universidade se consolide e busque a excelência, estes parceiros são imprescindíveis. Nosso foco é consolidar o crescimento alcançado pela Instituição nos últimos oito anos, buscando, por exemplo, a ampliação da oferta dos cursos de graduação e pós-graduação e melhorando a infraestrutura direcionada à pesquisa e ao ensino realizados na Universidade", destacou.

Na oportunidade, os parlamentares presentes manifestaram apoio à UFPI, bem como sinalizaram a importância de fomentar as pesquisas realizadas pela Instituição. Líder da bancada parlamentar do Piauí, o Deputado Federal Jesus Rodrigues salientou o papel da UFPI enquanto uma das intermediadoras da relação entre o Governo Federal e a comunidade, e reafirmou o apoio da bancada parlamentar para sua expansão enquanto Instituição que oferece ensino, pesquisa e extensão ao Piauí. "Considerando que a bancada é a representação do povo do Piauí no Congresso Nacional, esta iniciativa cumpre o papel de aproximar a UFPI da sociedade como um todo. E é muito importante, pois ao conhecermos as potencialidades e as necessidades temos melhores condições de trabalhar, em Brasília, junto aos Ministérios para a alocação de recursos para a Universidade", afirmou Jesus Rodrigues.

Os representantes da bancada piauiense presentes comprometeram-se a destinar emendas individuais e em conjunto para a Universidade Federal do Piauí. O deputado federal e ex-aluno da UFPI, Osmar Jr., elogiou a iniciativa do Reitor e do corpo administrativo da Instituição em abrir o diálogo com a bancada federal. "A iniciativa ajudará a nós parlamentares, que representamos o povo piauiense, a trabalharmos melhor no sentido de apoiar e atender às necessidades de desenvolvimento da Universidade. Tomei essa iniciativa de colocar uma emenda individual para a obra do Departamento de Música e Artes Visuais por acreditar que esta é uma área muito importante mas, às vezes, esquecida", disse.

O deputado federal e professor licenciado da UFPI para o exercício do mandato, Nazareno Fonteles, já contribuiu com várias emendas para a expansão da Universidade, quando foi membro da comissão de orçamento. O deputado manifestou a satisfação em poder contribuir para a melhoria qualitativa da Universidade. Vinculado ao Departamento de Matemática, Nazareno Fonteles destacou a importância da área de Exatas para o desenvolvimento do país. "Mais do que nunca é importante qualificar o professor por meio dos cursos de pós-graduação". Com a finalidade de aumentar o interesse dos jovens pela área e ampliar sua participação em eventos como a Olimpíada Brasileira de Matemática.

A reunião retoma os pontos abordados durante a Reunião Ordinária da Bancada Federal do Piauí, realizada no dia 16 de maio, no Congresso Nacional. Na ocasião, o Reitor e a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado, foram recebidos pelos três senadores e sete deputados federais que compõem a bancada piauiense.

Obras a serem licitadas em 2013

Auditório para 1.500 pessoas com área de 3.669,32 m² - R$ 5.137.048,00

Casa do estudante de Parnaíba com área de 1.109,00 m² - R$ 1.552.600,00

Departamento de Música com área de 248,63 m² - R$ 348.082,00