Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Semana Acadêmica Estrangeira

UFPI realiza Semana Acadêmica Estrangeira

No período de 22 a 25 de maio a Associação dos Estudantes Estrangeiros da Universidade Federal do Piauí (APECG - UFPI), realiza a "Semana Acadêmica de Estudantes de PEC-G da UFPI". O evento marca as comemorações dos 50 anos da Organização da União Africana (OUA) e tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes sobre o continente africano e a Afrodescendência, por meio de debates, palestras, minicursos, oficinas, mesa-redonda e apresentações culturais.

A programação do evento é composta por palestras que serão ministradas por representantes do continente africano e brasileiro, além da apresentação de trabalhos acadêmicos elaborados tanto por estudantes estrangeiros quanto brasileiros, exposições fotográficas, artesanato, documentários africanos, desfiles de roupas africanas, apresentação de grupos de dança, dentre outros.

Durante a tarde de hoje (22), os alunos organizaram no Espaço Rosa dos Ventos, uma exposição fotográfica com registro de diversos países africanos. Hoje à noite, a partir das 19h, no bloco do curso de Moda, haverá a apresentação do Desfile das Roupas Africanas de estilistas dos cursos de Moda da UFPI e FAP. Logo mais, às 20h, no Espaço Rosa dos Ventos, os grupos Quilombo Mimbó (Amarante), CAPOEIRA: Raízes do Brasil e DJ's Africanos se apresentarão.

Amanhã (23) será realizada a solenidade de abertura oficial do evento, na qual estarão presentes o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Carlos Alberto Pereira da Silva, e representantes do APECG-UFPI.

Segundo Patrick Masoka Kapita, natural do Congo, estudante do curso de Engenharia Civil da UFPI, e que há dois anos reside aqui no Brasil, é a primeira vez que o evento é realizado na instituição. "Esse vento marca as comemorações dos 50 anos da Organização da União Africana, e a sua importância se dá por permitir que a comunidade acadêmica, como a população em geral, possa conhecer um pouco mais da cultura africana", afirma.