Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Apresentações de dança e homenagem iniciam Semana Acadêmica Estrangeira

Apresentações de dança e homenagem iniciam Semana Acadêmica Estrangeira

Aconteceu nesta quinta-feira (23), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a solenidade de Abertura da "Semana Acadêmica de Estudantes de PEC-G da UFPI", realizada pela Associação dos Estudantes Estrangeiros (APECG-UFPI) em comemoração aos 50 anos da Organização da União Africana (OUA). O evento tem por objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre o continente africano e a Afrodescendência, por meio de debates, palestras, minicursos, oficinas, mesa-redonda e apresentações culturais.

Durante a cerimônia, os grupos culturais Afro Condart, de Vila São Francisco Norte, e Quilombo Mimbó, de Amarante, realizaram apresentações coreográficas com ritmos e movimentos naturais da cultura africana. Em sua performance, o grupo Afro Condart apresentou o estilo Afoxé, que tem a marcação do agogô como sua batida característica, e convidou os presentes a acompanhar o gênero musical de pé. Em seguida, o grupo Quilombo Mimbó apresentou-se ao ritmo de percussão e se organizou para um jogo de capoeira.

Durante apresentação, grupo performa estilo "Afoxé", ritmo característico do Candomblé

Grupo Afro Condart reproduz ritmos africanos em abertura da Semana Acadêmica de Estudantes de PEC-G da UFPI

Grupo de dança Quilombo Mimbó forma roda de capoeira durante apresentação no Cine Teatro da UFPI

Estudante da Ciência da Computação da UFPI e membro da comissão organizadora da Semana Estrangeira, o guiné-bissauense Alassan da Silva destacou a importância da realização do evento de caráter científico e acadêmico. "Este é um momento de que nunca vamos esquecer. Esta semana é muito importante para relembrar a data 25 de maio de 1963, em que, após cinco séculos de colonização, o continente africano conquistou sua liberdade. Esperamos que o evento sirva de incentivo para a criação de novas vagas de graduação para estudantes estrangeiros", disse.

Presidente da APECG-UFPI e estudante de Medicina Veterinária desta Instituição, o nigeriano Usman Abdulhadi Usman elogiou a recepção dos brasileiros para com os estudantes estrangeiros e revelou sua intenção em levar o aprendizado adquirido durante sua estadia no Brasil a seu país de origem. "Sentimos muito orgulho em estar aqui e estamos na UFPI não só para estudar, mas para construir uma África melhor para nosso futuro", afirmou.

Na oportunidade, o Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, que exerceu a função de Reitor da UFPI por dois mandatos, recebeu uma homenagem dos membros da Associação dos Estudantes Estrangeiros, que reconheceram seu papel em apoiar a admissão dos estudantes africanos na Universidade. Emocionado, o professor agradeceu pela homenagem e sugeriu a busca por, futuramente, proporcionar aos estudantes africanos o ensino a distância garantido pelo Governo Federal. "Fico feliz com a vitória deste projeto e, para avançar na parceria entre África e UFPI, é importante buscar o ensino a distância para aquele grande continente", disse.

Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior recebe arte africana com brasão da UFPI colocado no centro do mapa do continente africano

Estudantes africanos presenteiam Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior com placa e palavras de agradecimento

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira compartilhou com a equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) sua gratidão pelo trabalho prestado para tornar esta ação de intercâmbio possível. A Vice-Reitora afirmou que a Instituição de Ensino Superior se sente honrada em receber os estudantes de um continente de tamanha contribuição para a cultura brasileira, e destacou a importância da troca de experiências proporcionada pela vinda destes estudantes à UFPI para enriquecer a experiência acadêmica. "A vinda dos estudantes estrangeiros proporciona a aproximação de culturas e a troca de experiências, permitindo àqueles que fazem parte da Universidade Federal do Piauí conhecerem melhor sobre a cultura africana. Esta ação contribui não só para a formação acadêmica, mas para a formação integral do profissional enquanto conhecedor da cultura de outras regiões", colocou.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira reconhece a importância de realizar-se a Semana Acadêmica Estrangeira para a Instituição de Ensino

Alassan da Silva, Usman Abdulhadi Usman e Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira