Os estudantes do 4º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estiveram no Departamento de Educação Física do CCS/UFPI realizando uma oficina de motricidade fina e global, na manhã de segunda-feira (6). A atividade fez parte do seminário apresentado na disciplina Motricidade e Escola, ministrada pela Professora Dionis Machado. “Tanto a motricidade fina quanto a global são necessárias a inúmeras atividades do indivíduo ao longo de sua vida. Particularmente, a motricidade fina se mostra essencial em determinadas profissões como a de cirurgiões e dentistas”, destaca a professora Dionis Machado.
A professora explica que a motricidade fina engloba especialmente o movimento delicado e preciso das mãos, enquanto que a motricidade global contempla o movimento que exige a participação de grandes grupos musculares. Estes dois tipos de motricidade são amplamente desenvolvidos na pré-escola e em nenhum outro momento o ser humano está tão disponível e motivado para aprendê-los.
O desenvolvimento da motricidade fina ocorre por meio de atividades que exijam os movimentos das mãos, como separar grãos, rasgar papel para fazer bolinhas e colagem com os mesmos, recortar etc. Já a motricidade global pode ser desenvolvida por atividades que exijam a participação do corpo todo, como brincar de amarelinha, pular corda e saltar sobre pontos determinados no solo.
Os estudantes confeccionaram um cartão para o Dia das Mães
Natalya Fortes, estudante do curso de Pedagogia, citou que, em geral, o desenvolvimento da motricidade fina e global não requer materiais de custos elevados. “Pode-se trabalhar com sucatas e ainda aproveitar para confeccionar lembranças para as datas comemorativas ao longo do ano”, informa.
Durante a oficina, os estudantes confeccionaram um cartão para o Dia das Mães usando materiais como EVA, cola, hidrocor e fio de lã. “Foi uma oportunidade de treinar nossas habilidades motoras e nos preparar para trabalhar estes conceitos na educação infantil”, disse o estudante Wedson Alves.