Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe professores da Universidade de Coimbra e Lisboa para bate papo no Museu de Arqueologia e Paleontologia

Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 14h52

WhatsApp Image 2019 08 09 at 14.40.3620190809144310

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da coordenação do curso de Arqueologia e Paleontologia, convida toda a comunidade acadêmica para participar de um bate papo com a professora Conceição Lopes (Universidade de Coimbra) e o professor Bruno Navarro (Universidade de Lisboa). O encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 12, às 16h, no Museu de Arqueologia e Paleontologia.

Sobre os participantes:

Conceição Lopes

WhatsApp Image 2019 08 09 at 14.41.0720190809144441

Profa. Conceição Lopes

Possui graduação em História, variante Arqueologia pela Universidade de Coimbra (1984), Diplôme d'Études Approfondies (DEA) - Histoire Ancienne – Université de Bourdeaux III (1987) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de Coimbra (2000). Atualmente é professora auxiliar da Universidade de Coimbra. Coordenadora Científica do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto (desde 2002) Directora da Secção de Arqueologia do Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Directora do 1.º Ciclo (licenciatura) do Curso História e Arqueologia da Faculdade de; Letras da Universidade de Coimbra; Directora do 2.º Ciclo (Mestrado) em Arqueologia e Território do Curso de da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Membro da Rede ECUMS, Responsável pela equipa portuguesa nas escavações de Tell Beydar (desde 2008); Membro do Steering Commitee, do projecto ARCANE da EFS. (2006/2011); 2010 (desde) Diretora do projecto “Arqueologia das cidades de Beja (Portugal), 2008 (desde) Diretora da equipa Arqueológica portuguesa em Tell Beydar, Síria”. Diretora do Centro de Estudos em Arqueologia, Arte e Ciências do Patrimônio da Univ. de Coimbra e representante do comitê de patrimônio da UNESCO.

Bruno Navarro

WhatsApp Image 2019 08 09 at 14.41.1720190809144637

Prof. Bruno Navarro

Historiador e professor, doutor em História, Filosofia e patrimônio da Ciência e da Tecnologia, pela Faculdade de ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Mestre em História contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de vários estudos publicados em monografia, dicionários e revistas especializadas, participa regularmente em conferências, seminários e congressos científicos nacionais e internacionais. É professor do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), integrando ainda o corpo docente de cursos pós-graduados da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2017 preside ao Conselho Diretivo da CÔA PARQUE – Fundação para a salvaguarda e valorização do Vale do Côa, também designada por Fundação Côa Parque, criada em 2011, para gerir o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa. Tem como fins principais a proteção, conservação, investigação da Arte do Côa, e demais patrimônio da região do Vale do Côa, aliando a capacidade de atração do Museu às visitas públicas à arte rupestre.