Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Liga Acadêmica de Imaginologia da UFPI promove palestra sobre Radiologia Forense e visita técnica ao IML/PI

Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 11h31

Retomando as atividades do segundo semestre e dando boas-vindas a seus novos integrantes, a Liga Acadêmica de Imaginologia da UFPI (LAIO) promoveu, na tarde do dia 23 de agosto de 2019, na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí – ACADEPOL, a palestra “Radiologia Forense e as Perícias Odonto-legais” ministrada pelo Prof. Dr. e perito Odonto-legista da polícia civil do Piauí, Vinícius Aguiar Lages.

laio 120190826111154

Palestra Radiologia Forense e as Perícias Odonto-legais

Durante sua fala, o Prof. Vinícius Lages explicou a atuação do perito odonto-legista na avaliação da cavidade bucal com a finalidade de possível identificação humana durante a necropsia de um corpo e na confecção de laudos periciais com base científica, dando ênfase à importância do correto preenchimento e armazenamento de fichas clínicas, pois são documentos com valor jurídico; e ao emprego de exames por imagem na análise ant e post-mortem.

laio 220190826111254

Novos alunos ligantes: João Júnior, Karollyne Bonfim, Amanda Trindade, Maria Suzane, Wildson Eduardo e Profa. Ana Caroline

Em seguida, Vinícius Lages e a perita odonto-legista de plantão Joseany Laurentino, proporcionaram aos alunos da LAIO uma visita técnica ao Instituto de Medicina Legal “Gerardo Vasconcelos” - IMLGV, onde os discentes puderam conhecer suas instalações, entender sobre a dinâmica de funcionamento desse órgão e ainda tiveram a oportunidade de realizar a identificação de duas ossadas simuladas, pondo em prática os ensinamentos teóricos da palestra.

laio 320190826113012

Equipe de alunos ligantes e professores participantes da atividade

A LAIO é uma atividade de extensão idealizada por alunos de graduação, sob orientação das professoras Ana Caroline Ramos de Brito e Karla Rovaris da Silva e colaboração do cirurgião buco-maxilo-facial Renato Ribeiro, que visa aprofundar estudos em Imaginologia Odontológica e áreas afins. Para tanto proporciona encontros que agregam conhecimento e novas experiências aos ligante e demais interessados, e vai mais além quando presta serviço à comunidade ao realizar os exames de radiografia panorâmica dos pacientes referenciados da Fundação Municipal de Saúde de Teresina – FMS.