Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor de História da UFPI recebe Troféu Paulo Freire de resistência cultural
Início do conteúdo da página

Professor de História da UFPI recebe Troféu Paulo Freire de resistência cultural

Imprimir
Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 09h44

WhatsApp Image 2019 08 28 at 10.59.5120190828114028

Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco, homenageado da Balada Literária e FestLuso 2019 com o Troféu Paulo Freire de resistência cultural

Na última terça-feira (27), a Balada Literária e Festival de Teatro Lusófono (FestLuso 2019), contemplou o Prof. Edwar de Alencar Castelo Branco, docente da Universidade Federal do Piauí, com o Troféu Paulo Freire de resistência cultural.

A premiação é uma homenagem do evento ao papel de figuras de destaque no âmbito educacional piauiense. Com longa carreira acadêmica e há quase 30 anos em atuação na UFPI, o Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, é docente de Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Curso de História (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí. 

WhatsApp Image 2019 08 28 at 10.09.0020190828114318

Troféu Paulo Freire de resistência cultural

Especialista em História do Brasil, é titular de diversos prêmios, mas conta, emocionado, a importância deste em especial. “O Troféu Paulo Freire de resistência cultural é o mais significativo prêmio que recebi em minha vida por conta das circunstâncias históricas que o Brasil atravessa atualmente”, revela o Coordenador.

Para o Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, a representatividade do pedagogo Paulo Freire reitera o significado da referente homenagem. “Paulo Freire foi alguém que sempre colocou a educação como instrumento de transformação e de igualdade social. Na educação brasileira, foi um intelectual que emergiu sob a ditadura e conseguiu se instaurar no ambiente universitário. Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido são o centro da existência e resistência no cenário brasileiro e particularmente na universidade”.

Fim do conteúdo da página