Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do curso de Letras-Português/Francês realizam curso de extensão em escolas de Ensino Médio de Teresina

Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h33

Alunos da disciplina de Estágio Supervisionado 4 em Francês, do curso de Letras-Português/Francês, do Campus Ministro Petrônio Portella, estão desenvolvendo o curso de extensão "Cours Enchanté! Français au Lycée", idealizado pela Profa. Dra. Larissa Ferreira Rodrigues, docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/UFPI), que consiste na realização do estágio de regência em língua francesa nas escolas de Ensino Médio de Teresina.

curso frances 220190828142515

Curso de extensão é realizado por alunos de Letras-Português/Francês

"Além de ser uma demanda curricular da licenciatura para realizar o estágio, o curso possibilita à comunidade escolar oportunidade de estudar o idioma Francês, como Língua Estrangeira, no contexto da educação básica. A proposta desse curso baseia-se em uma perspectiva de Ensino de Línguas Sociointeracionista discursivo, Interdisciplinar, Plural, Diverso e Acional conforme documentos prescritivos institucionais publicados no Brasil, como os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e na Europa, como o QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas)", explica a Profa. Dra. Larissa Ferreira Rodrigues.

curso frances 120190828142420

Estágio de regência em língua francesa nas escolas de Ensino Médio de Teresina

Os estagiários elaboram os materiais didáticos, conforme a abordagem citada, e ministram as aulas de francês nas salas de aulas cedidas pelas escolas, que acolhem o curso e incentivam os alunos a participarem. A escola junto com os estagiários fazem a divulgação e recebem, em torno, de 25 inscrições, para cada grupo de estagiários. São ofertados 7 grupos de trabalhos que atuam em escolas como o Colégio Agrícola, CETI Edgar Tito, CETI José Amável, dentre outras.

curso frances 320190828142643

Alunas da UFPI com alunos de escola de Teresina beneficiados pelo curso

As atividades tiveram início dia 15 de agosto e continuarão até meados de novembro, a depender dos horários cedidos pela escola. Ao final do curso, os alunos das escolas têm direito a um certificado de 40 h/a fornecido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC)/UFPI.