Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do curso de Estatística da UFPI defende tese na área de Ciências Climáticas na UFRN
Início do conteúdo da página

Docente do curso de Estatística da UFPI defende tese na área de Ciências Climáticas na UFRN

Imprimir
Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 10h06

A professora Daniele Torres Rodrigues, docente do curso de Estatística da Universidade Federal do Piauí, defendeu sua tese de doutorado intitulada "Análise de eventos extremos de precipitação do Nordeste do Brasil" junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas - PPGCC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

image 120190829100406

Profa. Dra. Daniele Torres Rodrigues com a banca

Resumo da pesquisa desenvolvida:

Eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil. As consequências têm sido mudanças climáticas catastróficas, provocando inundações, estiagem, incêndios florestais, desabamentos, vazão de rios, ondas de frio ou de calor, entre outras. Estas mudanças ambientais têm grandes implicações na sociedade, em especial na saúde, agricultura e recursos hídricos. Diante deste cenário, ter o conhecimento do comportamento e da frequência com que valores extremos ocorrem é de grande importância para sociedade. No entanto, um grande fator de dificuldade para realização destas análises, está na qualidade das séries de dados utilizadas, principalmente as que estão na escala diária. Portanto, os objetivos deste estudo são avaliar a qualidade dos métodos de imputação múltipla para o preenchimento de dados faltantes de precipitação diária, investigar a capacidade do produto 3B42 da Multisatellite Precipitation Analysis (TMPA) do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) em estimar a ocorrência e intensidade dos eventos de precipitação diária e extrema, estimar o nível de retorno dos eventos extremos de precipitação diária e classificar os parâmetros microfísicos das nuvens geradoras de precipitação extrema para o Nordeste do Brasil. 

Esta região apresenta alta variabilidade espacial e temporal da precipitação e é vulnerável a extremos de precipitação diária. Para isso, fez o uso de dados diários de precipitação provindos de pluviômetros, durante o período de 01/01/1986 à 31/12/2015 e dos produtos 3B42, 2ACLIM e 2A12 do satélite TRMM, durante o período de desde 01/01/2000 à 31/12/2015. A análise dos dados se deu por meio de medidas e métodos estatísticos como: média, desvio-padrão, viés, erro quadrático médio, correlação, imputação múltipla, teste t-student, analise de sensibilidade, analise de cluster, teoria de valores extremos, analise de variância, teste F, teste de Tukey, entre outros. 

Os principais resultados indicaram que a imputação múltipla de dados por meio do método Bootstrap EM algorithm pode ser uma ferramenta que venha a corroborar com a reconstrução de séries históricas de dados de precipitação diária. De forma geral, os dados do produto 3B42 do satélite TRMM apresentaram um bom desempenho ao estimar os valores de precipitação para o NEB. Sua qualidade varia de acordo com a localização e a escala temporal em que ocorre a precipitação. As estimativas do nível de retorno apontaram que a intensidade da precipitação extrema diária esperada depende do período sazonal e do local de ocorrência da mesma. O leste do Nordeste do Brasil destacou-se como a região onde são esperadas as maiores intensidades de precipitação extrema. Foram caracterizados parâmetros, como quantidade de água líquida e gelo integrado, altura do topo de congelamento e tipo de chuva, das nuvens geradora de precipitação extrema em relação a diferentes regiões do NEB.

MEMBROS DA BANCA: 

Presidente - WEBER ANDRADE GONCALVES
Interno - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interna - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - UFRN
Interno - PAULO SERGIO LUCIO
Externo à Instituição - RENATO GALANTE NEGRI - INPE
Externa à Instituição - CLÊNIA RODRIGUES ALCÂNTARA - UFCG
 
Com esta defesa, o curso de Estatística da UFPI passa ter mais de 60% do seu quadro docente comporto por Doutores.
Fim do conteúdo da página