Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Feira de Base Agroecologia da UFPI recebe selo de Tecnologia Social (TS)

Feira de Base Agroecologia da UFPI recebe selo de Tecnologia Social (TS)

Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 17h13

Fotos Feira UFPI20190906170617

Há dois anos e meio a Feira de Base Agroecológica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem incentivando a prática do bem-viver e da boa relação das pessoas com o mundo, a natureza e os animais, além de uma produção alimentícia saudável. De lá para cá, muitas ideias, ações, desafios e conquistas fizeram parte dessa trajetória. Agora, reconhecida com o selo de Tecnologia Social (TS) pela Fundação Banco do Brasil (FBB), este trabalho coletivo, de respeito às sociabilidades e construção de um sistema que integra todos os contextos e pessoas, reforça-se como um modelo que deve ser seguido pelo Brasil inteiro.

O selo é uma importante conquista e mostra o empenho de todos os elos essenciais para a continuidade da Feira, que durante mais de dois anos tem mostrado ser possível aderir a um modo de vida saudável e consciente, além atuar como ferramenta do empoderamento econômico das mulheres e servir como espaço de discussões de assuntos sociais pertinentes.

Para a coordenadora da Feira, Profa. Valéria Silva, esse reconhecimento reafirma os caminhos percorridos e os ideais defendidos, como a partilha de conhecimentos, as experiências da convivência urbana-rural e a soma de instituições em prol de um trabalho. “Temos investido muito e receber esse reconhecimento externo, que nos referenda como modelo válido, é um passo importante. Além de tudo, reforça a relação acadêmica horizontalizada e próxima da ação técnica. E, claro, sem separar o ato pedagógico que toca todos esses pontos e fazem da agroecologia essa convivência com o meio ambiente, o planeta, as pessoas e demais seres como um lugar de bem-viver”, destaca a professora.

Aluno do curso de Comunicação Social - Jornalismo, Joseph Oliveira começou a ser bolsista da Feira cinco meses após o projeto estar oficializado. Depois de vários convites da coordenadora, hoje ele vê que a Feira trouxe mudanças positivas e significativas para sua vida. “Fui atiçado a ficar mais atento às questões sociais, assim como na minha maneira de me posicionar no mundo e até no meu lado espiritual, já que passei a atenuar ideias não tão positivas sobre a vida. A Profa. Valéria acredita muito na força da comunicação, porque ela também vê como um alicerce de todo o projeto. Ganhar o selo representa uma união de esforços, ideias trocadas e ações coletivas”, reconhece.

A Feira da UFPI pensa a agroecologia como algo complexo, que se relaciona com várias dimensões da vida; e enxerga esse processo para além do não uso de veneno. A Profa. Valéria frisa que essa conquista simboliza, também, o reforço dessa forma de pensar que é válida para comunidades e experiências diversas. “O propósito é que partir das suas realidades locais elas possam reproduzir, fazendo as devidas alterações, esse modelo de feira que pensa a vida de forma ampla. O que nós gostaríamos mesmo é que a agroecologia chegasse para todas e todos. Com o selo, e é um pequeno passo que damos nesse sentido”, declara a coordenadora.

Comprometido com o ideal proposto pelo projeto, Joseph ressalta que sua relação com a Feira é profissional, humana e acadêmica. Ele ainda pontua que o contato o fez pensar em novos caminhos. “Passei a pensar em uma nova maneira de me posicionar, de visualizar um caminho mais abundante e a ter mais perspectiva de vida. Ela me proporciona o bem-viver, já que pensa no coletivo, na segurança e soberania alimentar e nutricional, então essa também é minha relação com ela”, finaliza.