Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU e GPESPSAE/UFPI realizarão ação no Dia Mundial pela Segurança do Paciente

HU e GPESPSAE/UFPI realizarão ação no Dia Mundial pela Segurança do Paciente

Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h13

WhatsApp Image 2019-09-11 at 16.26.48.jpeg

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e Grupo de Pesquisa em Segurança do paciente e Sistematização da Assistência de Enfermagem coordenado pela Professora Dra. Fernanda Valéria Avelino do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (GPESPSAE/UFPI), realizarão na próxima terça (17), durante todo o dia, atividade relativa ao Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, o evento será composto por conferências, mostra de vídeos, mutirão de metas de segurança, talks shows e blitzen “adorno zero” por diversos locais do Hospital. “A ideia é chamar atenção para o quão é importante a segurança do paciente”, explica o médico Péron Soares, chefe do Setor de Vigilância em Saúde.

A programação do HU-UFPI se insere na ampla participação dos hospitais da rede Ebserh na campanha internacional para conscientização da população sobre segurança do paciente como prioridade global dos serviços de saúde. A iniciativa é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem apoio no Brasil da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). O tema desta edição é “Fale pela Segurança do Paciente!”.

Para o diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Cesare Gatto, as questões associadas à segurança do paciente constituem um problema de saúde pública. “Nosso foco é priorizar ações que promovam uma assistência segura e de qualidade, diminuindo custos e danos desnecessários, além de aumentar a satisfação dos usuários do SUS”, afirma.

A Ebserh implementou em 2014 o Programa Ebserh de Segurança do Paciente. Os resultados são acompanhados por meio de um aplicativo de gestão de riscos – o Vigihosp – e por um painel de indicadores, facilitando a troca de informações sobre o tema. Além disso, a Ebserh auxiliou na implantação dos núcleos de Segurança do Paciente em cada unidade.

Confira a programação aqui.