Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Farmácia promove palestra sobre o impacto da ciência e tecnologia na assistência farmacêutica

Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h12

Agregar o amplo campo da saúde com o diversificado e complexo universo da ciência, tecnologia e inovação é investir em mais qualidade de vida e bem-estar à população. Foi com esse propósito que o Curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), promoveu na última sexta-feira (20), a palestra “Impacto da Ciência, Tecnologia e Assistência sobre o desdobramento da 16ª Conferência Nacional de Saúde e Valorização do Trabalho Farmacêutico”.

LRM_EXPORT_210039236078097_20190922_111747584.jpeg

Palestra realizada no Auditório do Curso de Farmácia (CCS)

De acordo com a organizadora do evento, a Profa. Dra. Maria do Socorro Cordeiro Ferreira, a palestra é uma devolutiva da 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. No evento foram tratados diversos assuntos relacionados à área da saúde, dentre eles, a assistência farmacêutica e seus impactos na construção do Plano Nacional de Saúde. “O que foi falado na Conferência é resultado de uma construção mútua entre os farmacêuticos de diversos estados da federação”, explica.

LRM_EXPORT_210498738592609_20190922_112527087.jpeg

A Profa. Dra. Maria do Socorro Cordeiro Ferreira também exerce o cargo de Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí

O palestra foi aberta para toda a comunidade universitária, sobretudo aos estudantes, farmacêuticos, biólogos, enfermeiros e assistentes sociais. A palestrante e integrante da Diretoria Nacional dos Farmacêuticos, Debora Raymundo Melecchi, do Rio Grande do Sul, destaca que o impacto da ciência é direcionado às diversas áreas do conhecimento.

LRM_EXPORT_212677117300060_20190922_121517406.jpeg

Farmacêutica e palestrante Debora Raymundo Melecchi

“Esse assunto, mesmo que a gente tenha a presença do farmacêutico como protagonista, a própria assistência farmacêutica não é focada no profissional, ela vislumbra um trabalho de uma equipe multiprofissional. Além disso, a ciência e a tecnologia estão a serviço da população, então, independente da área que atuamos, contribuímos sem sombras de dúvidas para que a ciência e a tecnologia aliada à assistência farmacêutica, possa atender as demandas da população”, esclarece a palestrante.

Resultado da conferência exposta na palestra

A Escola Nacional dos Farmacêuticos defendeu as propostas definidas na 16ª Conferência Nacional de Saúde a serem trabalhadas como prioridades para a área nos próximos anos. Entre elas estão:

⦁ Garantia de assento do Conselho Nacional de Saúde em órgãos como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Anvisa e demais atores regulatórios da produção de medicamentos.
⦁ Ampliação do controle social nas questões regulatórias e na definição das políticas de ciência, tecnologia e assistência farmacêutica.
⦁ Compreender a assistência farmacêutica como política intersetorial integrante da Política Nacional de Saúde.
⦁ Investir na otimização e aprimoramento dos sistemas de informação na atenção básica e na gestão da assistência farmacêutica.