Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Seminário de políticas de proteção, convívio e bem-estar animal

I Seminário de políticas de proteção, convívio e bem-estar animal

Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 14h33

bem estar animal 1820191017135238

Organizadores do I Seminário de políticas de proteção, convívio e bem-estar animal

Nesta quinta-feira (17), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), o I Seminário de políticas de proteção, convívio e bem-estar animal. O evento aconteceu no Cine Teatro, e tem como objetivo fortalecer a conscientização de bons tratos para com os animais.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleânia Sales da Silva; do Prof. Dr. Marcelo Campos Rodrigues; da Professora da APIPA, Roseli Klein; e da Delegada do Meio Ambiente, Edenilza Viana.

O Programa é um projeto de extensão da UFPI, que foi desenvolvido em 2019, e é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), Hospital Veterinário Universitário (HVU), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O programa visa garantir o convívio harmonioso entre homens e animais, cultivando o zelo e os bons tratos aos animais e proporcionando condições de saúde aos animais humanos e não humanos.

bem estar animal 1620191017135336

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

“É uma demanda da comunidade, no sentido de que podemos ter uma boa convivência, não apenas entre os humanos, mas entre os não humanos também, especialmente porque temos uma população muito grande de gatos e cães aqui na UFPI. Então, esse programa vai trabalhar nesse sentido do bem-estar desses animais”, afirma o Reitor, reconhecendo a importância da institucionalização do programa da Universidade.

bem estar animal 2420191017135438

Profa. Dra. Cleânia Sales da Silva

A Profa. Dra. Cleânia Sales da Silva, demonstra a enorme satisfação quanto à institucionalização do programa, uma vez que a partir disso, o programa permanecerá na Universidade, mesmo após as mudanças de gestões. “Com essa institucionalização, a UFPI mostra o compromisso que ela tem com esses animais, e mostra ainda o compromisso que toda a comunidade tem”.

bem estar animal 920191017135723

Prof. Dr. Marcelo Campos Rodrigues

O Prof. Dr. Marcelo Campos Rodrigues afirma que o programa consiste em 3 projetos fundamentais para que se tenha maior bem-estar dos animais e convívio para com eles, e os projetos visam passar conhecimento para a comunidade, bem como despertar maior conscientização da mesma. Os projetos são de educação ambiental, de coibição e de controle de natalidade, com a castração cirúrgica.

bem estar animal 1420191017135525

“É muito prazeroso saber que agora a gente vai ter realmente esse problema institucionalizado na Universidade. Para nós que acompanhamos todo esse movimento animal em nosso país e no mundo, é algo muito bom para a categoria cães e gatos, e para outras espécies também”, diz a Presidente da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), Roseli Klein.