Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura a primeira Via Universitária

UFPI inaugura a primeira Via Universitária

Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 09h07

WhatsApp Image 2019-11-11 at 17.01.47.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou nesse sábado (9), sua primeira Via Universitária. Repleta de atividades interativas e saudáveis, a programação começou logo cedo, às 7h30, no Espaço Rosa dos Ventos. A Via Universitária leva em consideração aspectos de mobilidade e acessibilidade, segurança no deslocamento dos ciclistas e pedestres, além de incentivar o uso de formas de locomoção mais sustentáveis.

Para o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, toda a equipe está de parabéns pela obra que prevê a continuidade do percurso até o Setor de Esportes. “É um sonho da nossa comunidade acadêmica e estamos felizes em estar realizando, pois no momento que as universidades estão passando por dificuldades, nós conseguimos entregar uma obra tão importante. Por coincidência, hoje, estamos completando 3 anos do nosso segundo mandato”, exprime.

INAURUGRACAO VIA UNIVERSITARIA-26.jpg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

Ao todo, a via tem 1km e 600m de comprimento, interligando o Centro de Ciências da Natureza (CCN) ao Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). A ideia da ciclovia é fomentar a atividade física, diminuir o tempo de deslocamento de um centro a outro, permitindo maior mobilidade urbana para os servidores, alunos, professores, cadeirantes e ao pedestre, além de proporcionar espaços de lazer e descanso para a comunidade acadêmica.

INAURUGRACAO VIA UNIVERSITARIA-54.jpg

Percurso da Via Universtiária no Centro de Ciências da Educação (CCE)

Gabriela Celso, Prefeita Universitária, explica que a realização desta obra foi um trabalho em equipe com diversos setores da Universidade e que a ideia do projeto, agora já materializado, é facilitar a locomoção entre os centros ao tornar o percurso mais curto, seguro e livre de obstáculos. “A Via Universitária é um sonho realizado que teve colaboração da Prefeitura Universitária, do Centro de Tecnologia (CT) e do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). Pensamos nesse projeto para promover a acessibilidade dentro do Campus e a facilidade de acesso aos centros de ensino”, explica.

INAURUGRACAO VIA UNIVERSITARIA-74.jpg

Gabriela Celso, Prefeita Universitária

Para Evandro Brito, Chefe da Divisão de Arquitetura, da Prefeitura Universitária (PREUNI), todo o percurso foi planejado para o clima típico de Teresina, sobretudo aos mais quentes do ano. “O objetivo sempre foi garantir um caminho mais confortável, agradável. O calor na cidade é muito intenso, por isso colocamos uma árvore a cada 5m. Escolhemos espécies vegetais que oferecem grandes copas para que daqui a 15 anos tenhamos sombra ao longo de todo percurso”, pontua.

No dia da inauguração houve uma atividade do Programa de Educação Tutorial Pet-Pedagogia, no âmbito do Projeto "Uma Viagem no "Mundo do Faz de Conta": contar histórias como intervenção sócio- educativa a partir do imaginário infantil, sob coordenação da Tutora do PET: Profa.  Dra. Hilda Mara Lopes Araujo. O Prof. Dr. Gabriel Nunes Lopes Ferreira acompanhou as atividades realizadas pelos alunos. Além disso, a programação também contou com a apresentação da Atlética do Curso de Medicina, Carcará.

Captura de Tela 2019-11-12 às 09.06.48.png

Confira mais detalhes no nosso álbum de fotos da inauguração da Via Universitária.