Integrantes do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE/UFPI)
Objetivando conhecer a situação dos idosos dependentes que vivem com suas famílias e das pessoas que os cuidam, com o intuito de subsidiar propostas para uma “Política sobre a Dependência” no Brasil, tendo como subsídios os princípios do Sistema Único de Saúde: a descentralização, a regionalização, a hierarquização e a participação social, o Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE/UFPI) que tem como líder a Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo e coordenado nacionalmente pela Profa. Dra. Maria Cecília Minayo (FioCruz – MS – CNPq), finalizou a coleta de dados, da Pesquisa Multicêntrica intitulada: “Estudo situacional dos idosos dependentes que residem com suas famílias, visando a subsidiar uma política de atenção e de apoio aos cuidadores”.
Reunião Equipe de Pesquisa Local: Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo (Líder do GEMESE), Graduanda de Enfermagem - Mauriely Paiva de Alcântara e Silva, Mestrando(a): Mariana Lustosa de Carvalho e Luis Fernando Penagos Cubillos e Doutorando(a): Ruth Suelle Barros Fonseca e José Francisco Ribeiro.
De acordo com a professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo, a equipe local composta por graduando(as), mestrando(as) e doutorando(as) em Enfermagem UFPI, consolidaram os dados das entrevistas realizadas com: Idosos, Cuidadores Informais (Familiares) e Formais, Profissionais da Atenção Primária e Gestores, seguindo os procedimentos metodológicos do Manual da Pesquisa, produzindo resultados que responderam satisfatoriamente os objetivos propostos.
“Realizamos uma reunião do grupo de pesquisa, na Sala do GEMESE/UFPI para análises e discussões dos dados empíricos com base nas evidências científicas já existentes na literatura nacional e internacional acerca da problemática das fragilidades e vulnerabilidades dos idosos dependentes e seus cuidadores. Assim, realizamos com sucesso esta etapa da Pesquisa com a elaboração de um manuscrito, para posterior submissão na Revista Ciência & Saúde Coletiva, no qual apresentaremos os resultados e as discussões baseadas nas evidências científicas, mostrando as demandas e necessidades dos idosos dependentes e dos seus cuidadores, além de sugerir propostas estratégicas para políticas públicas facilitadoras da atenção a este grupo populacional que cresce aceleradamente no Brasil”, disse.
A pesquisadora, explica ainda que a equipe está elaborando o Relatório do Estudo no âmbito da cidade de Teresina – PI, além da apresentação dos Resultados para discutir durante o Seminário Nacional da Pesquisa Multicêntrica no Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli/ CLAVES/ENSP/Fiocruz, que acontecerá no Rio de Janeiro – RJ, nos dias 25 e 26 de novembro de 2019.