Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI abre 2.146 vagas para cursos de EAD no Piauí

UFPI abre 2.146 vagas para cursos de EAD no Piauí

Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 21h07

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) realizou na tarde da quinta-feira (30), no Salão Nobre da Reitoria, o lançamento do edital com 2.146 vagas para diversos cursos de graduação. Pela primeira vez a seleção será realizada por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

CEAD CURSOS EAD-23.jpg

Salão Nobre da Reitoria - UFPI

A solenidade contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; do Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD; da Prof.ª Dr.ª Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD; também marcou presença o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso;do do Secretário Estadual da Educação, Ellen Gera de Brito Moura; coordenadores de 25 polos do EAD e prefeitos.

A educação pública de qualidade sempre foi à base da UFPI, na formação de profissionais que atendam os anseios da população. Na palavra de apresentação do edital, a Prof.ª Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD, explicou como o candidato deve proceder no certame. “Ofertamos 2.146 vagas na modalidade a distância para 41 polos. Esse processo seletivo é bem específico, as inscrições serão feitas mediante o preenchimento do formulário simplificado disponível no link. Os candidatos preencherão, o cadastro, com informações pessoais e informarão o ano do Enem realizado ou de melhor nota entre 2014 a 2019", diz.

CEAD EXTRAS.jpg

Profa. Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a qualidade do ensino não depende da modalidade pelo qual é ofertada, depende da competência da equipe que trabalha na modalidade. “Temos na UFPI uma equipe muito competente, cuidando do ensino a distância, por isso nossos cursos têm a qualidade semelhante aos cursos presenciais. O estudante que fizer um curso na modalidade a distância pela UFPI vai ter o diploma igual ao que fez o curso presencial”, garante.

CEAD EXTRAS 09.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O período de inscrição se dará de 07 a 12 de fevereiro. O candidato poderá optar por oito opções de cursos distribuídos em 42 polos no estado:

• Licenciatura em Letras-Inglês;
  • Licenciatura em Geografia;
  • Bacharelado em Ciências Contábeis;
  • Bacharelado em Administração Pública;
  • Licenciatura em Letras-Português;
  • Licenciatura em Matemática;
  • Licenciatura em Ciências da Natureza;
  • Bacharelado em Turismo;

Professora Nadir Nogueira - UFPI.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

O resultado inicial será publicado no site da UFPI no dia 05 de março, e as matriculas acontecerão de 11 a 13 de março. Nesse caso, as matriculas serão nucleadas em todos os campis da UFPI. A novidade é que, neste ano, trabalharemos diretamente com a equipe conjunta de heteroidentificação.

De acordo com Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, o último processo seletivo disponibilizou mais de 10 mil vagas, considerado o maior certame de Educação a Distância no Brasil. “Foi um objetivo planejado e, agora, realizado. A previsão é que outro edital seja lançado ainda no mês de julho deste ano. Agradeço o esforço de todos que colaboraram”, exprime.

CEAD CURSOS EAD-2.jpg

Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD

Qualquer pessoa que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos de 2014 a 2019, tendo atingido o mínimo 300 pontos em cada área do conhecimento, inclusive a redação, pode tentar uma única vaga e em um único polo. A classificação ocorrerá em ordem decrescente, por curso e por polo, a partir da média aritmética simples.

O resultado positivo que a EAD vem desenvolvendo no Estado do Piauí é um esforço mútuo entre várias instituições, dentre elas, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Conforme destaca o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso, as pessoas que lidam com educação realmente têm que imaginar o futuro. “A quem diga que o futuro vai ser impiedoso com aqueles que tiveram a oportunidade de fazer pela educação e não fizeram. Nós estamos fazendo a nossa parte. Eu acredito muito nesta modalidade de educação”, diz.

CEAD CURSOS EAD-16.jpg

Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso

O uso das notas obtidas no ENEM é permitir que a educação pública de qualidade chegasse a todas as camadas da sociedade e, sobretudo, as regiões interioranas do estado, é o que defende o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera de Brito Moura. “Faço um destaque especial pela atitude da UFPI pelo uso do ENEM nesta seleção. Iremos padronizar a política de democratização de acesso ao ensino superior”, defende.

CEAD CURSOS EAD-13.jpg

Ellen Gera de Brito Moura, Secretário de Estado da Educação

Desde o ano de 2006 o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI vem oferecendo educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região. Presente em 42 municípios, sendo 40 no Piauí e dois na Bahia, oferta mais de 17 cursos de graduação.

Confira outras fotos.